23fev
CSN e Fundação CSN lançaram programa Mentoria Cidadã

O Garoto Cidadão, nosso projeto sociocultural, empreende diversas iniciativas educativas através da cultura. Possui dentro da sua metodologia o Projeto de Vida, momento em que os educandos e educandos estão prestes a sair do projeto e tem a oportunidade de refletir e traçar suas metas e objetivos futuros e definir caminhos que gostariam de seguir.

No último ano, lançamos junto com a CSN, o programa Mentoria Cidadã, para aumentar as oportunidades de desenvolvimento profissional e contribuir com a empregabilidade destes jovens. O programa consolida e valoriza ainda mais o Projeto de Vida, preparando os jovens para o mundo corporativo, abrindo portas de entrada para o mercado de trabalho e aumentando a empregabilidade nas cidades em que está presente.

51 jovens de 17 ou 18 anos, integrantes do Garoto Cidadão das unidades de Volta Redonda e Itaguaí (RG), Araucária (PR) e Arcos e Congonhas (MG), vivenciaram durante 4 meses, quatro sessões, com duas horas de duração, entre o mentor voluntário e dois mentorados, e mais quatro treinamentos com especialistas em Recursos Humanos, que levaram temas sobre empregabilidade para todos os jovens. Foram 33 colaborares voluntários de posições de especialista ou gestão e que trabalham em uma empresa do Grupo CSN por pelo menos 1 ano.

O Garoto já faz parte da agenda cultural das cidades em que está presente e agora com o programa, contribui com a empregabilidade dos jovens. O projeto mostra na prática possibilidades de mudança na vida dos jovens através da educação, promovendo a transformação da sociedade pela juventude.

Ao fim do programa, mensuramos que os resultados foram positivos, já que 41% dos jovens que participaram da primeira edição do Programa Mentoria Cidadã já foram contratados pela CSN através do seu programa Jovem Aprendiz.

Confira a página do Mentoria Cidadã