14out
Mentoria Cidadã da CSN e Fundação CSN ingressa 84% de jovens no mercado de trabalho  no 1° ciclo do programa. O 2º ciclo já começou!

O Mentoria Cidadã é um programa da CSN com a Fundação CSN, que tem como intuito aumentar as oportunidades de desenvolvimento profissional e contribuir com a empregabilidade dos jovens que participam do Garoto Cidadão. O Garoto Cidadão é um projeto sociocultural com o objetivo principal de proporcionar o desenvolvimento humano de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Durante o contraturno escolar oferece atividades nas linguagens: Música, Teatro, Dança, Artes Visuais, Expressões da Arte e Cultura e Cidadania. Nos últimos anos de permanência no Garoto, nossos educandos e educandas participam do Projeto de Vida, momento em que traçam suas metas e objetivos para seu futuro e paralelamente a isso ingressam no Mentoria Cidadã. Durante 4 meses no ciclo do Mentoria Cidadã, são realizadas sessões de conversas do jovem com o mentor voluntário da CSN que ocupa um cargo de liderança na empresa , com temas como: autoconhecimento, profissões, habilidades e competências, mercado de trabalho e carreira, recrutamento e seleção. Além disso, os educandos têm capacitações e orientações dos Recursos Humanos.

No 1° ciclo do programa, que aconteceu entre outubro de 2021 a fevereiro de 2022, nas cidades de Volta Redonda, Congonhas, Arcos, Araucária e Itaguaí, os seguintes resultados foram alcançados:

· 51 mentorandos entre 17 e 18 anos

· 33 colaboradores mentores

· 84% dos educandos e educandas ingressaram no programa Jovem Aprendiz da CSN

O feedback que recebemos dos gestores sobre os garotos e garotas que entraram para o Jovem Aprendiz da CSN, é que eles, por já terem passado pelo Garoto Cidadão, iniciam sua jornada com as competências socioemocionais muito bem desenvolvidas, além de terem um nível alto de criatividade. Uma pesquisa feita pela National Education Association (NEA) definiu que umas das quatro competências necessárias para o profissional do século XXI é a criatividade, isto é, conseguimos por meio do programa preparar os jovens para o que o mercado de trabalho exige.

Agora já iniciamos o 2° ciclo: Temos 46 mentorandos e 46 mentores de 5 cidades diferentes: 9 mentorandos em Araucária (Paraná), 5 em Arcos (Minas Gerais), 15 em Congonhas (Minas Gerais), 15 em Itaguaí (Rio de Janeiro) e 2 em Volta Redonda (Rio de Janeiro).

Logo mais teremos mais informações sobre este ciclo. Acompanhe essa história com a gente!