23abr
Meu segundo semestre na Barnard College e Spring Break – Por Jéssica Oliveira

Olá, pessoal! Tudo bem?

Vim contar sobre o meu segundo semestre como participante do programa de bolsa de estudo integral do Ganhar o Mundo para estudar aqui na Barnard College, em Nova Iorque, e também sobre a minha participação em projetos extracurriculares e o Spring Break.

Estudos e produções acadêmicas durante segundo semestre (Spring 2019)

No segundo semestre procurei pegar menos créditos para ter tempo de me dedicar às atividades extracurriculares e outras oportunidades que a faculdade me proporciona. Dessa forma, peguei 16 créditos, sendo 2 deles em atividades físicas, que basicamente são aulas de “pass-fail”, em que somente é necessário a presença na aula para ser aprovada.

Assim, estou fazendo as seguintes matérias: Estatística, Seminário para alunos do primeiro ano, Francês II, Ciência na Cidade, Dança Afro-Cubana e “Body sculpturing.”

A aula de Ciência na Cidade é do departamento de educação e tem sido extremamente prazerosa de cursar, uma vez que aprendemos como usar a cidade de Nova Iorque como recurso para ensinar ciência às crianças. Também aprendemos um novo método de ensino, chamado PDR, e pudemos aplicá-lo na prática nas aulas que estamos dando a um grupo de crianças de uma escola no Harlem. Temos uma parceria com o Museu de História Natural, onde tivemos algumas aulas e levaremos os nossos alunos para uma visita na próxima semana. Essa aula tem sido de extrema importância para os meus projetos de vida, pois me deu uma outra visão sobre o que é educação e como podemos implementá-la de maneira mais eficaz para os alunos.

Tenho gostado muito da aula de dança afro-cubana porque tem me ajudado a conhecer um pouco mais sobre as tradições religiosas africanas e também a aprender dançar salsa, estilo de dança que sempre tive muita vontade de aprender.

Até o momento, este semestre tem sido mais tranquilo academicamente. Pretendo me dedicar ainda mais neste mês que nos resta de aula para que possa fechá-lo com um bom desempenho.

Atividades extracurriculares e Spring Break

Busquei me inteirar sobre as atividades extracurriculares que a Barnard College me oferece. Entrei para o Athena Scholars, um programa de liderança para as alunas, e participei de um workshop sobre investimentos para alunos na faculdade.

Também comecei a participar de uma associação cristã no campus, chamada Christian Union. Tenho tocado na banda deles e participado do grupo de estudos bíblicos. Isso tem me ajudado a conhecer novas pessoas no campus.

Algo que também é muito tradicional nos Estados Unidos é o Spring Break, quando as universidades entram em recesso no meio do semestre, geralmente durante uma semana. Desse modo, viajei com um grupo de amigos para Cancun, no México. Foi uma experiência muito incrível e memorável! Tivemos uma ótima estadia e pudemos conhecer pontos famosos do local, como Chichen Itza- Ruínas Maias, Isla Mujeres e praias locais. Também podemos ver um pouco da cultura mexicana, o que me fez me apaixonar pelo país e suas tradições.

Um forte abraço,

Jéssica Oliveira – Bolsista do Ganhar o Mundo.