13dez
Programa de Educação Ambiental (PEA) da CSN de Volta Redonda tem seus resultados publicado em livro

O Programa de Educação Ambiental (PEA) da CSN de Volta Redonda produziu em seis meses atividades importantes para o debate sobre a sustentabilidade e o impacto ambiental na região. O relatório com esses resultados foi aprovado na categoria Relato de Experiência e será publicado sob a forma de capítulo de livro no site da Editora da Universidade de Vassouras. 

“O Programa de Educação Ambiental (PEA), tem como objetivo assegurar, no âmbito da educação não formal, a integração equilibrada das várias dimensões da sustentabilidade. Ter a divulgação dos resultados alcançados no município incentiva a replicação positiva das ações em outras regiões, possibilitando uma mudança de comportamentos e atitudes em relação à sociedade e o meio ambiente. ” comenta Edna Andrade de Azevedo, coordenadora do PEA em Volta Redonda. 

Intitulado “Cidade de aço: um olhar socioambiental” o trabalho explana sobre as atividades do programa. Destaca-se as atividades feitas na área educacional: 10 escolas foram contempladas com as ações do PEA-VR no primeiro semestre de 2022 e mais de 2.100 alunos da rede pública de ensino participaram das ações ambientais.
Algumas das ações que ocorreram: a limpeza do Córrego Bugio, sendo este um importante afluente do Rio Paraíba do Sul; a exposição de fotografias históricas da Usina Presidente Vargas (UPV) que contemplou a história da água durante a construção da UPV e o seu papel na formação da cidade de Volta Redonda, além de visitas guiadas às unidades de conservação. 

Também foram desenvolvidas ações ambientais voltadas para o público interno da UPV, incluindo treinamentos, palestras e produção de materiais educativos.  

Além disso, também tivemos a soltura de 10.000 alevinos nativos no Rio Paraíba do Sul foi realizada no Deck da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Volta Redonda, e encontra-se entre as ações de maior relevância até o momento. O objetivo principal da ação foi inserir no Rio Paraíba do Sul as espécies nativas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul escolhidas pela equipe conforme o Relatório Técnico de Monitoramento de Ictiofauna do Rio Paraíba do Sul, especialmente a Prochilodus vimboides (Curimbatá), que atualmente é classificada com alto risco de extinção. 

Em seis meses, o PEA-VR ultrapassou a marca de 36.000 alcances entre as atividades desenvolvidas para o público externo e interno da UPV. 

Por fim, para coroar esse trabalho, o PEA-VR esteve presente no “X Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas” (ECOB/RJ). O objetivo do evento é reunir os nove comitês fluminenses para debater a gestão compartilhada da água e divulgar programas e planos de ação em andamento sobre o assunto – sendo as atividades do PEA-VR um dos planos considerados exemplos no encontro.  

Confira as fotos do evento: