23nov
Se Essa Rua Fosse Minha é mencionado em roda de conversa sobre Educação Ambiental na Semana Europeia de Prevenção de Resíduos

Aconteceu, em novembro, a Roda de Conversa sobre Educação Ambiental. O encontro, que foi online, contou com a participação de alunos de escolas públicas do Brasil e de Portugal e teve como objetivo encorajá-los a desenvolverem ações de sensibilização sobre recursos sustentáveis e gestão de resíduos – uma forma de debater temas como o consumo sustentável e economia circular dentro das suas comunidades.

A roda de conversa é um espaço de fala que em que os jovens puderam expor e compartilhar as experiências, numa espécie de intercâmbio de ideias e de informações com colegas de outra parte do mundo. Conduzida por autoridades públicas locais e regionais, a roda de conversa reuniu todos os tipos de públicos – cidadãos, escolas, empresas, ONG’s, associações – que atuam com questões de prevenção de resíduos. Na ação, que aconteceu durante a Semana Europeia de Prevenção de Resíduos (EWWR), os estudantes que estiveram presentes relataram as experiências nas respectivas escolas a partir dos 3Rs – Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

A Escola Básica de Perafita (de Matosinhos, Portugal) e a Escola Fortunata de Freitas (Congonhas, Minas Gerais, Brasil) desenvolvem vários projetos de educação ambiental e os alunos do 7º ano de ambas as instituições contaram suas experiências e seus pontos de vista sobre a importância da separação de resíduos e a correta destinação das diferentes embalagens. Os alunos portugueses realizaram alguns videojogos sobre a temática da água e da separação dos resíduos. Já os alunos brasileiros relataram sobre a experiência de participar de ações com o a “Se Essa Rua Fosse Minha”, iniciativa do nosso Programa de Educação Ambiental (PEA), para a CSN Mineração, CSN Cimentos e CSN Siderurgia.

O PEA é realizado nas cidades de Volta Redonda (RJ) e nos municípios mineiros de Arcos, Belo Vale, Congonhas, Ouro Preto, Pains e Rio Acima tem como objetivo assegurar, no âmbito da educação não formal, a integração equilibrada das várias dimensões da sustentabilidade ao desenvolvimento. Além de ser importante instrumento de relacionamento com a comunidade, o Programa tem papel relevante na transformação da sociedade e na relação dessa com o meio ambiente. Em 2023, 24.818 pessoas foram atendidas em iniciativas de educação ambiental.