04 out 2024

Em 21 de setembro é comemorado o Dia da Árvore. Nos dias que permeiam a data, celebra-se, também, a Semana da Árvore, em consonância com o início da primavera no hemisfério Sul. Durante a semana, são realizadas diversas ações com o objetivo de conscientizar a população a respeito da importância desse recurso natural para o meio ambiente e a qualidade de vida no planeta.  

Isso porque as árvores têm papel primordial na captura e armazenamento de carbono, ajudando a regular o clima, e são essenciais para o controle do regime de chuvas, redução da temperatura ambiente e prevenção da erosão do solo. Ademais, são elas que fornecem abrigo e alimentos para inúmeras espécies de animais, colaborando para o equilíbrio da biodiversidade e a conservação dos ecossistemas. 

Nesse sentido, o Programa de Educação Ambiental (PEA), pensando na transformação da comunidade a partir de comportamentos responsáveis em relação ao meio ambiente e pensando a Educação Ambiental como um conjunto de práticas cotidianas de cuidado, preservação e responsabilidade social com o futuro das próximas gerações, realizou uma série de atividades referentes à data. As ações aconteceram nas três unidades do programa: Arcos (MG), Congonhas (MG) e Volta Redonda (RJ). Confira:  

Neste ano, em Volta Redonda (RJ), o primeiro dia de atividades para o público externo aconteceu na terça-feira (17/9), e contou com uma visita guiada ao Projeto de Restauração Florestal na zona de amortecimento da ARIE Floresta da Cicuta, que foi realizada com o apoio de representantes do projeto. Para celebrar a data, também foi conferida uma palestra pelo biólogo Samuel Rocha, responsável técnico e supervisor do projeto de restauração. Houve, ainda, uma visita para conhecimento da área de reflorestamento e plantio de 10 mudas nativas. Foi possível observar mudas de árvores nativas já em fase de crescimento e espécies de pássaros presentes no local.  

Ainda na terça-feira, para finalizar o dia, os alunos do 6° ano e professores da Escola Municipal Paulo VI tiveram a oportunidade de realizar o plantio de sementes em vasos biodegradáveis, feitos a partir do rolo de papel higiênico, e levá-las para cultivo em casa. O dia contou com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. 

No segundo dia de atividades (18/9), houve mais uma visita ao Projeto de Restauração Florestal com o público externo e, também, a palestra com o biólogo Samuel Rocha, assim como uma visita para conhecimento da área de reflorestamento e plantio de 10 mudas nativas, incluindo de Fedegosinho, Angico vermelho, Ingá, Paineira, Ipê Roxo entre outras. Ao final do dia, os alunos do 5° ano e professores da Escola Municipal Amaral Peixoto também tiveram a oportunidade de realizar o plantio de sementes em vasos biodegradáveis feitos a partir de rolo de papel higiênico e levá-las para cultivar em casa.  

No terceiro dia de atividades, na quinta-feira (19/9), por meio da parceria entre e PEA e colaboradores do ICMBIO, órgão gestor da ARIE Floresta da Cicuta, aconteceu o plantio de 10 mudas nativas da Mata Atlântica ao longo da principal trilha em comemoração ao Dia da Árvore. Os alunos de 6° e 7° ano e professores da Escola Municipal Wandir de Carvalho tiveram a oportunidade de realizar o plantio e contribuir para a manutenção da Floresta. O dia contou com a participação de voluntários, participantes do ICMBIO, o biólogo Samuel Rocha e sua equipe de funcionários da CBSI e duas representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. 

A ARIE Floresta da Cicuta é conhecida pelo vasto número de espécies ameaçadas de extinção, sendo elas da fauna e flora. Sendo assim, a iniciativa é uma grande forma de contribuir para a biodiversidade local e o aumento do número desses indivíduos para flora local. Após o plantio das mudas, os participantes continuaram a trilha até a cachoeira localizada no interior da floresta. 

Na última sexta-feira (27/9), foram encerradas as atividades em comemoração Dia da Árvore com as escolas em mais uma visita ao Projeto de Restauração Florestal para o público externo, na qual alunos do 8° ano e a Diretora do Colégio Professora Delce Horta Delgado também tiveram a oportunidade de participar de uma roda de conversa com o biólogo Samuel Rocha. Os estudantes também visitaram a área de reflorestamento e plantaram 12 mudas nativas. Foi possível observar mudas de árvores nativas já em fase de crescimento, algumas já apresentando frutos, flores e até mesmo sendo abrigo para ninhos de pássaros. Para finalizar o dia, os alunos também realizaram o plantio de sementes em vasos biodegradáveis de rolo de papel higiênico. O dia contou com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Volta Redonda. 

Para o público interno, as comemorações contaram com a distribuição de mudas de espécies nativas e conscientização sobre a importância da conservação das árvores e sua relação com a qualidade de vida e o bem-estar da população.

As unidades do PEA no estado de Minas Gerais também proporcionaram atividades para o público interno voltadas às comemorações da Semana da Árvore. Em Arcos, aconteceu a doação de mudas e suculentas e público pôde a visitar a exposição Xiloteca, que consiste em uma coleção de madeiras que disponibiliza amostras de diferentes espécies como padrão para a identificação botânica e pesquisas/estudos diversos. em Congonhas, o PEA promoveu atividades para conscientização ambiental com foco no tema Proteger para Preservar, com enfoque nas árvores como aliadas do clima e da biodiversidade.

A Fundação CSN, por meio do PEA, espera que as atividades propostas durante a Semana da Árvore 2024 conscientizem cada vez mais pessoas sobre a importância da proteção ambiental, crucial para a manutenção do equilíbrio ambiental e da qualidade de vida de todos os seres vivos.