11jan
15 jovens do Garoto Cidadão foram eleitos para etapas estaduais na 12º Conferência Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente

No final do ano passado aconteceu a etapa municipal da Conferência Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente, realizada pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescentes (CONANDA). Com o tema “Direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia”, o evento tinha como objetivo debater em coletividade e com voz ativa sobre as pautas referentes a crianças e adolescentes. Todas as unidades do Garoto Cidadão participaram em suas respectivas cidades.

A presença das crianças e adolescentes nos debates fortaleceu a importância das conferências para a participação da sociedade civil e, principalmente, das crianças nas discussões sobre assuntos que dizem respeito a elas próprias.

A participação dos educandos do Garoto Cidadão foi um destaque na conferência, com envolvimento ativo nos grupos de discussão, nas argumentações em plenárias e nas brilhantes apresentações artísticas. O que resultou em 15 jovens do Garoto Cidadão que foram selecionados como delegados para representar as crianças e adolescentes na Conferência Estadual. São eles: Emmanuel Souza Andrade de Congonhas, Andriene Rayssa dos Santos Brasil , Juliana Santos de Sá Alves, Maria Eduarda Gomes Lima e Heluá Lourdes Lanxim da Silva de Itaguaí e Anna Carolina da Silva Amaral, Anne Luiza Alves Andrade da Silveira, Alexsandro Neves dos Santos, Camily Luisa de Jesus da Silva, Eduardo Venâncio de Oliveira, Evellyn Gonçalves dos Santos, Luna Mendes Binhoti, Raila Vitoria de Fátima Pinto dos Santos, Suzana Isabella Ferreira da Costa Pinto e Wenderson Henrique Rodrigues Muniz de Volta Redonda.

Esses espaços de debate coletivo, que envolvem a participação da sociedade civil dentro das ações governamentais, é uma forma eficaz de fazer política e de garantir a prioridade nas ações que devem ser tomadas, neste caso, para as crianças e adolescentes – e a Fundação CSN está presente nisso!