20dez
CSN Mineração revitaliza praça de comunidade de Belo Vale (MG) por meio do Programa de Educação Ambiental (PEA)

Em dezembro, o PEA da CSN Mineração, que é executado pela Fundação CSN, finalizou o processo de revitalização da praça do Córrego dos Pintos em Belo Vale junto à comunidade local.

A ideia da atividade surgiu em 2018, a partir do Diagnóstico Socioambiental Participativo (DSP) que resultou na criação do “Se Essa Rua Fosse Minha”. O projeto tem como objetivo despertar no público-alvo um olhar diferenciado sobre o lugar onde residem, bem como as diversas possibilidades de cuidar e promover ações que valorizem e tornem estes lugares mais atraentes e prazerosos.

As ações foram realizadas de forma que os próprios moradores fossem convidados a refletir sobre suas atitudes cotidianas e como poderiam contribuir para tornar sua rua, seu bairro, sua cidade um lugar mais limpo, mais bonito e harmonioso para se viver.

Os participantes também estavam fazendo aulas de mosaicos em azulejos do projeto Pensar Eco É Lógico e oficinas de tinta de solo. Ambos os projetos foram incorporados no Se Essa Rua Fosse Minha, assim os moradores da comunidade puderam revitalizar seus lugares de passeio e lazer de forma criativa e divertida.

Pela companhia, participaram do evento Ana Célia Moreira, engenheira Ambiental; e  Ívanor Pinheiro, coordenador de Educação Ambiental. Já os representantes da Prefeitura de Belo Vale foram Alessandra dos Santos, vice-prefeita de Belo Vale; Junior Vitarelli, chefe de gabinete da Prefeitura de Belo Vale; Isabela Carolina Fermiana Dias Lana, secretaria adjunta Municipal de Meio Ambiente; e Emylle Emediato dos Santos, fiscal Ambiental.

O PEA estimula a participação ativa da comunidade e acredita que somente através dela é possível fazer um trabalho consistente e que, de fato, transforme a sociedade. 🍃