18maio
Em alusão ao 18 de maio, Garoto Cidadão vai às ruas

Unidades do projeto da Fundação CSN realizarão atividades artísticas e culturais em referência Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

18 de maio foi instituído como Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no ano 2000, devido ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi sequestrada, violentada e morta, em 1973, em Vitória (ES). Há 10 anos a data faz parte do calendário de ações propostas pelo Garoto Cidadão e em 2023 não poderia ser diferente.

Nesse contexto, no ano passado, o Garoto Cidadão realizou a pesquisa intitulada “Saber para Prevenir”, que produziu um diagnóstico acerca do conhecimento de crianças e adolescentes sobre a temática da violência, abuso e exploração sexual. O estudo se baseou na escuta dessas crianças e adolescentes sobre o tema e foi realizada colaborativamente entre os educandos e educadores do projeto Garoto Cidadão, da Fundação CSN, e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do município de Congonhas.

A pesquisa aponta, por exemplo, que 48% dos entrevistados acreditam que a violência sexual de crianças e adolescentes pode acontecer entre os 0 e 18 anos. Os dados também mostraram que 80% das meninas já tiveram contato com alguma explicação sobre as formas de como se caracterizam uma violência sexual em crianças e adolescentes. Com esses e outros dados levantados pelo “Saber para Prevenir”, compreendeu-se a necessidade de diagnosticar o conhecimento das crianças e adolescentes do município de Congonhas sobre a temática.

Lena Inocêncio, Coordenadora Geral do Garoto Cidadão, explica que o projeto “propõe o engajamento nessa causa com o desejo de fazer a reflexão sobre a temática de forma poética, declarando, por meio da arte, que repudiamos a violação de direitos de crianças e adolescentes. Para tanto, em todas as unidades serão realizadas rodas de conversas, debates, palestras e apresentações artísticas.”

Vale lembrar que, dentro dos processos discutidos nesse ano por todas as unidades do Garoto Cidadão, está a temática “Invisibilidade Social”, por meio do disparador “Gerando oportunidades”. “Nessa perspectiva, os educandos e educandas precisam estar frente às discussões da sociedade, refletindo sobre as formas de violações de seus direitos, para que o debate a respeito do tema ganhe visibilidade”, ressalta Lena Inocêncio.

Confira a programação de cada unidade:

Araucária

• 20 e 27 de maio: “Se Olhar, Repara!”, intervenção urbana com as linguagens de música, teatro, dança e artes visuais (20 e 27 de maio).

Bonito e Porto Murtinho

• 17 e 18 de maio: Parcerias com a Rede de Proteção de Defesa dos Direitos da criança e adolescente

Congonhas

• 18 de maio: Cabine Itinerante

Coxim

• 19 de maio: apresentação da peça de teatro “A revolta dos brinquedos” com tema da violação de direito de crianças e adolescentes

Heliópolis

• 18 de maio: participação na caminhada da Paz na região com a presença da Bateria do Garoto Cidadão

Itaguaí

• 18 de maio: ação Artística na praça Vicente Cicarino.

Quer saber mais sobre nossas ações em alusão ao 18 de maio? Nos siga nas redes sociais e acompanhe em tempo real as atividades. Mais detalhes das ações serão publicados aqui no nosso site em breve.