19maio
Bolsistas do programa Bolsa de Teatro estrelam peça em São Paulo

Montagem protagonizada pelos três bolsistas em teatro marca inauguração do novo teatro do Centro de Artes e Educação Célia Helena

Estreou, no último mês, a peça Irmãs Coragem, como parte da programação especial de inauguração do novo teatro do Célia Helena Centro de Artes e Educação. A obra é produzida, dirigida e protagonizada pelos bolsistas do nosso programa Bolsa de Teatro, que tem como objetivo oportunizar a jovens que já participaram do Garoto Cidadão e que desejam cursar a graduação nas linguagens artísticas e culturais. Ana Paula Semião, Dudda Oliver e Junior Padovani são os mais novos bolsistas do Bolsa de Teatro a cursar licenciatura em teatro da escola superior de artes Célia Helena.

O roteiro de Irmãs Coragem conta a história de três adolescentes em situação de vulnerabilidade social que vivem uma rotina árdua com a busca pela sobrevivência em meio à violência das ruas, mas que tentam confrontar as dificuldades impostas por essa realidade com a amizade e união. O público foi convidado a visitar o passado dessas adolescentes para entender o porquê de estarem naquela situação.

Aos 22 anos e natural de Congonhas, em Minas Gerais, Ana Paula participou do Garoto Cidadão durante quase toda a vida, dos 10 aos 18 anos. Aos poucos, ela foi se conhecendo e reconhecendo enquanto atriz e foi levando o teatro e tudo o que ia aprendendo nas aulas e oficinas do Garoto Cidadão para a vida. A oportunidade de se mudar para São Paulo veio há pouco tempo, para estudar no Célia Helena. Ser uma das protagonistas de Irmãs Coragem é só mais um passo para conquistar qualquer cenário.

Quem também compõe o elenco da peça é Dudda. Caçula do trio de bolsistas, aos 20 anos, ela passou quase metade desse tempo entre as atividades do Garoto Cidadão. A primeira coisa que fez, quando começou o projeto, foi buscar saber se aulas de teatro eram oferecidas. Como educanda do Garoto Cidadão, Dudda encenou inúmeras peças. A mais marcante foi quando participou da montagem de O Magico de Oz, a primeira vez em que foi protagonista. Foi em 2021 que surgiu a possibilidade de conseguir uma bolsa de estudo para ser uma aluna de teatro. Hoje, Dudda volta a ser protagonista na peça escrita por Junior, amigo de faculdade e com quem, junto com Ana Paula, divide a casa.

Junior, que é diretor e roteirista da peça, também começou sua trajetória artística dentro do Garoto Cidadão. Em 2022, Junior se encontrava um pouco desacreditado do que ele chama de “lugar de artista”. Por ser algo financeiramente caro e por ter vindo de uma família humilde, ele não achava que seria possível alcançar o que tanto almejava – mostrar sua arte para o mundo. Foi então que ele foi aprovado no processo seletivo do Bolsa de Teatro. Agora, Junior já vê sua criação artística nos palcos do Célia Helena.

A estreia de Irmãs Coragem é só o começo para esse trio de amigos artistas. Acompanhe a história dos nossos bolsistas e do grupo que criaram e que abriga outros jovens atores pelo perfil no Instagram @irmascoragem