12maio
Garoto Cidadão promove seminário sobre abuso e exploração de crianças e adolescentes

Evento realizado em Congonhas dá início à série de encontros de formações para Conselheiros Tutelares

Aconteceu, na última segunda-feira (08/05), na cidade de Congonhas (MG), o 1º Seminário Intersetorial, com o objetivo de apresentar a pesquisa “Saber para Prevenir”. O estudo trata de um diagnóstico realizado a partir da escuta de crianças e adolescentes para conhecer suas percepções sobre a temática de abuso e exploração sexual.

Esse diagnóstico foi idealizado pelo Garoto Cidadão, projeto da Fundação CSN, e contou com a parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A pesquisa incluiu, ainda, o apoio especial da Secretaria Municipal de Educação.

Com um público de 100 pessoas, o evento contou com a presença de autoridades como: Dr. Cláudio Antônio de Souza, prefeito de Congonhas; Fábio Silvestre, Gerente de Projetos da Fundação CSN; Helder Oliveira, Gerente de Articulação da Fundação CSN; Dr. Vinícius de Alcântara Galvão, promotor de Justiça da Comarca de Congonhas; Libertha Lamarque Guerra Souza, secretária municipal de Desenvolvimento e Assistência Social; e Felipe Araújo, presidente do CMDCA.

Tendo em vista as eleições de conselheiros tutelares que acontecerão nesse ano, o Seminário Intersetorial foi o marco inicial de uma série de capacitações que a Fundação CSN irá realizar no município de Congonhas ainda esse ano.

Outros convidados presentes:

Dieiza Gracilene S. Santos – Secretária Executiva – Rio Acima/MG

Eder Lúcio Silva – Secretário de Desenvolvimento Social – Barroso/MG

Gisele Domingos Ladeira – subsecretária de desenvolvimento social – Barroso/MG

Luciana Alves de Souza – Secretaria Municipal de Assistência Social – Rio Acima/MG

Natália de Jesus Lara – Secretária Adjunta de Assistência Social – Moeda/MG

Silnea Coelho – Diretora de Assistência Social – Congonhas/MG

Rodrigo Silva Mendes – Secretário de Educação de Congonhas

José Felix Junqueira – Secretário de Cultura – Congonhas/MG

Junia Resende Silva – Psicóloga Congonhas

Felipe Araújo – Presidente do CMDCA

Philipe Carlos Costa – Presidente do CMDCA CONGONHAS