Educandos e educandas das nove unidades do projeto se reuniram em São Paulo para partilhar experiencias e conhecimentos
Em outubro, aconteceu o VI Encontro do Garoto Cidadão. Com o objetivo de reunir educandos e educandas de nove unidades – Araucária, Arcos, Bonito, Congonhas, Coxim, Heliópolis – São Paulo, Itaguaí, Porto Murtinho e Volta Redonda – do projeto. Dois representantes de cada cidade do Garoto Cidadão vieram para a cidade de São Paulo para conhecerem a capital paulista e vivenciarem experiências culturais. A ação aconteceu na capital paulista e contou com uma agenda cultural repleta de atividades.
A missão de cada um dos educandos que participou do encontro é voltar para as respectivas unidades e compartilhar o que vivenciou com os demais colegas, de maneira que trabalhem num processo formativo em cima da experiência vivenciada em São Paulo. Foram quatro dias de intensa troca cultural.
A abertura do encontro aconteceu no dia 23/10, na Unibes Cultural. Nesse primeiro momento, cada um dos participantes compartilhou com todos os presentes as expectativas para o encontro. No mesmo dia, os jovens visitaram o centro histórico da cidade de São Paulo.
Já no segundo dia (24/10), os jovens produziram vídeos para o encontro a partir da temática da Invisibilidade Social, que foram apresentados para os demais educandos e coordenadores. Depois, os jovens partiram para o parque Ibirapuera, onde passaram a tarde em uma visita guiada à 35ª Bienal de Arte de São Paulo, intitulada Coreografias do Impossível. Na atividade, os jovens puderam se inspirar em centenas de obras de arte de diferentes linguagens.
No dia seguinte (25/10), foi a vez de uma dinâmica em grupo, em que educandos elencaram desafios cotidianos observados nas respectivas unidades e se juntaram para apresentar possíveis soluções. Houve, ainda, uma oficina intitulada Vidas Transformadas Através da Arte, na qual, com música e dança, o arte-educador Tiago Moraes, rapper e empreendedor em produção musical, propôs a reflexão por parte dos educandos sobre o lugar que cada um ocupa no mundo. Em seguida, os jovens participaram do Scape 60, com salas interativas, onde tinham que descobrir pistas para escapar em 60 minutos. À noite, educandos e educandas vivenciaram a experiência cultural de assistir ao “O Rei Leão”, musical da Broadway em cartaz na cidade de São Paulo.
No último dia do Encontro (26/10), educandos e educandas visitaram a sede da CSN, na avenida Faria Lima, onde tiveram uma conversa inspiradora com diretores e assessores da presidência da Companhia Siderúrgica Nacional. Em conjunto, jovens e os diretores abordaram assuntos como vivências, carreira, sonhos e planos para futuro. Estiveram presentes Diretores e Assessores da presidência: Alberto de Senna Santos; Bruno Tetner; Harry Morgenstern; Leonardo de Abreu; Luiz Paulo Teles Ferreira Barreto; Monica Garcia Fogazza Rego; Nuno Francisco Bruno Saramago; Otto Alexandre Levy Reis; Pedro Barros Mercadante Oliva; Ubaldo Marques Silva Filho.