Quatro novas unidades do projeto da Fundação CSN foram inauguradas em outubro
No começo do mês de outubro, foram inauguradas novas unidades do Garoto Cidadão. Quatro cidades mineiras receberam o projeto da Fundação CSN, possibilitando atividades socioculturais e ampliando o acesso à cultura para mais 850 crianças e adolescentes. Com essas inaugurações passamos a atender 3.383 crianças e adolescentes em 13 cidades brasileiras.
O objetivo das inaugurações, realizadas pela Fundação CSN em parceria com as respectivas prefeituras, é intensificar a atuação da instituição junto à comunidade local e continuar transformando e impactando vidas. Todas as inaugurações contaram com a apresentação cultural da orquestra Garoto Cidadão da unidade de Congonhas (MG) e somaram público de 1.075 pessoas.
A primeira inauguração aconteceu em 3 de outubro, na cidade de Rio Acima e reuniu um total de 180 pessoas, incluindo o prefeito, Felipe Gonçalves Santos; Maria Do Socorro Barbosa Teixeira, vice-prefeita; Luciana Alves Souza, Secretária de Ação Social; Zélia Moreira Dos Santos, Secretária de Meio Ambiente; Milton Gonçalves, Secretário de Esportes; Silvana Veloso, Secretária de Educação e Patrícia Pimenta, Secretária de Cultura. “Trata-se de um projeto inspirador. Nosso maior objetivo é fazer com que essas crianças, através das atividades socioculturais, sejam estimuladas para que se tornem os protagonistas de suas vidas. É um trabalho contínuo que veio para ficar”, ressaltou Luciana Alves.
No dia 4 de outubro, foi a vez de Moeda receber entidades locais e a comunidade para celebrar a chegada do Garoto Cidadão, com um público de 365 pessoas. A ação teve a participação das seguintes autoridades: Décio Vanderlei dos Santos, prefeito; Maria Aparecida do Carmo Parreiras Santos, Secretária de Saúde; Lucilene das Graças Antunes, Secretária de Educação; Natália de Jesus Lara, Secretária Adjunta de Políticas Sociais; Ednei Antunes Amorim, Vereador Municipal; Flávio Henrique Corrêa Coutinho, Vereador Municipal; Thais Viegas, Vice-diretora da Escola Estadual; Shanti Zumbo Coronel Guevara, Secretário de Obras; e Carlos Ferraz, Secretário de Meio Ambiente. Décio destacou que “a prefeitura se encontra grata por essa parceria, que será extremamente importante para nossas crianças e adolescentes Moedenses. Acreditamos que, por meio de experiências culturais, podemos educar e transformar nossa sociedade”.
Já no dia 5 de outubro, Barroso deu as boas-vindas ao projeto sociocultural da Fundação CSN, reunindo 350 pessoas. Estiveram presentes o prefeito, Anderson Geraldo de Paula; o Vereador Luiz Gonzaga Moreira; Éder Lúcio, Secretário do Desenvolvimento Social; Luciana Lima, Secretária Municipal de Assuntos Institucionais; Antônio Carlos Severo Júnior, Especialista de Responsabilidade Social da Fábrica CSN Cimentos de Barroso; Carlos Vial, Líder de Operações da CSN Cimentos; Fábio Ribeiro, Gerente Geral Fábrica CSN Cimentos de Barroso; Robson Carneiro, Coordenador de Sustentabilidade da Fábrica CSN Cimentos; Tatiana Brasil Nogueira Seckler, Coordenadora de Responsabilidade Social CSN Cimentos. “O Garoto Cidadão vem se somar aos outros programas sociais que também implantamos como forma de promover cultura e esporte aos nossos jovens. É um projeto fundamental para a formação cidadã das pessoas que serão o futuro de Barroso”, destacou o prefeito, Anderson de Paula.
Fechando a agenda, no dia 6 o Garoto Cidadão chegou a Belo Vale e contou com a participação de Waltenir Liberato Soares (Nequinha), prefeito; Alessandra Pereira dos Santos, vice-prefeita; Eliane dos Santos, Secretária De Cultura; Nelzy Maia, Secretária Municipal de Saúde; Nelsimar Ferreira Rosa, Presidente da Câmara Municipal; Eduardo Oliveira, Controlador Geral do Município; e Lívia Leão, Secretária Municipal de Assistência Social. “Nós, da Prefeitura Municipal, juntamente com a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, ficamos muito honrados em receber o Garoto Cidadão em Belo Vale. Tenho certeza de que as crianças, adolescentes e jovens que participarem das ações terão um futuro promissor e não mediremos esforços para ajudar no que for preciso, pois este tipo de projeto faz a diferença”, afirmou o prefeito.
O Garoto Cidadão está em atividade desde 1999 e, buscando promover a inclusão social e o desenvolvimento educacional, sociocultural e emocional, tem uma história que fala por si só ao proporcionar vivências de cidadania ativa para crianças e jovens nas comunidades. Ao longo da trajetória do projeto, mais de 10 mil educandos e educandas já participaram do projeto e desenvolveram autonomia para se tornarem protagonistas de suas próprias vidas. Agora, o Garoto Cidadão está presente em 13 cidades de 5 estados brasileiros, atendendo milhares de crianças e adolescentes para exercerem o protagonismo jovem em um espaço que, além de oportunizar o contato com a cultura em suas mais diferentes formas e promover debates sobre garantia de direitos.
A expansão do Garoto Cidadão pelo território nacional, com abertura dessas novas unidades no estado de Minas Gerais, significa possibilitar o desenvolvimento sociocultural ainda maior de educandos e educandas, facilitando o acesso às mais diversas formas de expressão artística – teatro, música, dança, artes visuais e cênicas. “O que me impressionou foi a troca de olhares admirados entre as crianças que, agora, irão fazer parte do Garoto Cidadão e os meninos e meninas de Congonhas, já mais experientes e orgulhosos por estarem num outro estágio, se apresentando para aqueles que estão chegando”, relata Monica Fogazza, presidente da Fundação CSN.
Monica reforça que a Fundação CSN acredita no potencial do Garoto Cidadão e que o objetivo é que cada vez mais crianças e jovens participem do projeto. “Vamos continuar fazendo com a mesma qualidade, com a mesma dedicação que a gente sempre fez”, ressalta. Ainda durante as inaugurações nas quatro cidades, a comunidade marcou presença, entre pais e filhos, e se mostrou feliz em receber o projeto. “As crianças estavam muito animadas, vestindo o uniforme do Garoto Cidadão e já muito orgulhosas de participarem”, relembra a presidente da instituição.
Para Magda Puygcerver, coordenadora Regional de Minas Gerais do Garoto Cidadão, as inaugurações “nos enchem de orgulho e contentamento, principalmente por oportunizar aos garotos e garotas atividades socioculturais de qualidade”. Magda explica que, nos meses que antecederam os eventos, o trabalho foi intenso para a entrega das sedes e “podemos afirmar que todo esforço foi recompensado ao ver os sorrisos e a alegria da garotada no dia. Foi algo indescritível ter as famílias relatando o quão importante estavam se sentindo com a chegada do Garoto Cidadão em suas cidades”, comenta Magda. A coordenadora explica que as novas unidades do projeto foram preparadas para se tornar um lugar de construir memórias e transformar histórias, que estimule crianças e jovens através da cidadania, do respeito e sentimento de pertencimento.
A Fundação CSN vem reforçando, cada vez mais, sua metodologia de experiência sociocultural pautada no protagonismo e no desenvolvimento de competências de crianças e jovens, para que se tornem sujeitos da própria transformação. Ainda em 2023, mais cidades do Brasil receberão o projeto Garoto Cidadão, expandindo o nosso atendimento para 4 mil crianças e adolescentes.