20mar
Pesquisa mostra resultados do projeto Garoto Cidadão

Avaliação feita por consultoria externa ressaltou a importância do projeto para desenvolvimento social e educacional de jovens  

A partir de uma avaliação externa, que se iniciou em meio à pandemia, conseguimos ver, na prática, como as crianças e jovens estão tendo suas vidas transformadas pelo acesso à cultura e educação de qualidade, a consultoria externa Tessitura avaliou o projeto Garoto Cidadão. Foram analisadas seis unidades nas quais a iniciativa está presente, visando apresentar resultados conquistados ao longo daquele ano.     

Nesse processo, foram entrevistados 225 jovens e 48 educadores espalhados pelas seis localidades: Arcos e Congonhas, em Minas Gerais; Araucária, no Paraná; na comunidade de Heliópolis, na capital paulista; e Itaguaí e Volta Redonda, no estado do Rio de Janeiro.   

Em um primeiro momento, educadores e educandos afirmaram que as atividades a serem realizadas são sempre discutidas de forma colaborativa entre ambos os lados. Dessa forma, percebeu-se uma participação ativa das crianças e adolescentes no desenvolvimento do projeto, o que contribui para um melhor aproveitamento do que é apresentado nas atividades.  

Quando os participantes da pesquisa foram questionados sobre a relação entre educadores e educandos, quase 90% desses últimos declararam que os primeiros são afetuosos, acolhedores e se dispõem a ajudar em casos de dificuldade. A partir dessa amostragem fica perceptível que a relação de proximidade existente entre eles é construtiva e propícia para o desenvolvimento desses jovens.  

Destaca-se, ainda, a pergunta feita aos educandos sobre quais benefícios conseguem perceber por participar do Garoto Cidadão: 84% responderam que se percebem mais responsáveis e 81% responderam que, desde que estão no projeto, aprenderam a trabalhar em equipe. Com essas respostas, fica evidente o propósito de desenvolver habilidades socioemocionais. 

A avaliação também mostrou informações sobre a criatividade envolvida no processo de aprendizagem dentro do Garoto Cidadão. A pesquisa levantou que 75% dos educandos são vistos como criativos pelos educadores, sendo que 68,8% desenvolvem competências artísticas. Ademais, 58,3% dos educandos são solidários. 

Durante a atividade de Projeto de Vida, atividade em que os educandos traçam perspectivas sobre o futuro, 75% jovens relataram que essa atividade ajudou a identificar seus interesses e a fazer escolhas responsáveis. 

O Garoto Cidadão “representa várias chances de provar que sou capaz, de enfrentar meus medos e chances de vivenciar novas experiências”, afirmou um dos jovens educandos, durante a avaliação.  

Esses resultados mostram que por meio da expressão cultural é possível transformar vidas e comunidades.

 

Confira a avaliação completa da Tessitura aqui.