Em julho desse ano, o grupo de teatro do Garoto Cidadão de Congonhas participou do Festival de Artes de Conselheiro Lafaiete (FACE), em Minas Gerais, com a peça “O Pequeno Príncipe”. Com uma experiência única, os educandos e educandas puderam transmitir as mensagens e ensinamentos da história de Antoine de Saint-Exupéry, transportando o público para um universo único, com personagens encantadores e atemporais.
Com a apresentação, o Garoto Cidadão conquistou alguns prêmios, reflexo do árduo trabalho, paixão e dedicação de toda a equipe envolvida no projeto. Atores, diretores, cenógrafos, figurinistas e toda a equipe de produção contribuíram para que a conquista se concretizasse. Dentre os prêmios conquistados, estão:
- Melhor Direção
- Atriz Coadjuvante
- Prêmio Especial do Júri
- Melhor Caracterização
- Melhor espetáculo
Caroline Souza Silva, ex-educanda do Garoto Cidadão, atriz e estudante do 3º ano do Ensino Médio, aos 17 anos, foi a vencedora da estatueta de melhor Atriz Coadjuvante. “Fiquei sabendo que o Garoto Cidadão iria apresentar a peça do Pequeno Príncipe”, relembra, e “quando os ensaios para a peça começaram, recebi o convite para ser uma das narradoras da história”. Animada com a proposta, Caroline aceitou e, logo em seguida, começou a ensaiar as falas das narradoras com outras meninas.
Conforme os ensaios transcorriam, Caroline recebeu o convite para ser a narradora da história do Pequeno Príncipe, enquanto as outras meninas ficariam com a manipulação dos bonecos. “Eu fiquei sem reação, com medo de não conseguir aprender minhas falas”. Já tendo aceitado atuar na peça, não havia outra saída: Caroline começou a praticar suas falas todos os dias, “principalmente em casa, onde eu ficava falando para as paredes quase a tarde toda”. Caroline, enfim, subiu ao palco como narradora do Pequeno Príncipe e, para ela, “foi uma experiência renovadora, tanto no teatro como na minha vida pessoal”. Como atriz, a oportunidade de participar da peça a ajudou a se expressar, a ter uma melhor comunicação com as pessoas ao seu redor e a ganhar confiança em si mesma.
Ao longo da temporada de apresentação com a peça, ela diz não conseguir escolher qual foi sua favorita, porque “para mim, cada uma foi única, assim como a Rosa é única para o Pequeno Príncipe”. Na última encenação, Caroline foi premiada como Melhor Atriz Coadjuvante, conquista que a faz “chegar à conclusão de que tudo valeu a pena. Cada esforço e cada ensaio. Agradeço aos educadores que me apoiaram e confiaram em mim para contar essa linda história”.
O Garoto Cidadão, estando presente em 9 cidades de 5 estados brasileiros, atende milhares de crianças e adolescentes, incentivando o protagonismo desses jovens em um espaço que oportuniza o contato com a cultura em suas mais diferentes formas e promove debates sobre garantia de direitos.
Magda Puygcerver, coordenadora regional de Minas Gerais do Garoto Cidadão, afirma que “continuaremos a nos dedicar ao teatro com entusiasmo e comprometimento, buscando, dentre os nossos objetivos socioculturais, também levar o melhor das artes cênicas ao nosso público. Estamos ansiosos para compartilhar futuras produções”.