06set
Tambores de Aço da Fundação CSN marcou presença no Festival de Inverno de Bonito

Junto a grandes nomes do cenário musical brasileiro, grupo musical da Fundação CSN abriu a agenda de shows do evento

No último mês, o Tambores de Aço da Fundação CSN abriu o Festival de Inverno de Bonito (FIB), que aconteceu entre os 23 e 27 de agosto. Atração musical do lineup junto a grandes nomes da música brasileira, como Emicida, Iza, Fafá de Belém, Maria Gadú, Gilsons e Palavra Cantada, o grupo animou o público do FIB com o novo repertório de samba, intitulado Nossas Raízes.

Marcela Helena, integrante do Tambores de Aço à frente do seu double second, relata a experiência no Festival como “muito, muito, muito incrível”. Ela explica que, por ter sido um evento de grande porte, com vários dias de duração e que contou com a participação de pessoas de renome no mundo musical brasileiro, foi uma oportunidade gratificante: “ficamos agradecidos por conseguirmos tirar tanta coisa do Festival.

A performance no Festival de Inverno de Bonito marca um momento especial para o grupo: o repertório novo, baseado no samba raiz, conta com o arranjo e produção musical de Gian Correa; direção de percussão por Jefferson Santiago; direção de cordas dedilhadas por Ricardo Rabelo; direção de percussão; direção artística e produção musical por Maurício Badé; figurino assinado por Maiwsi e cenografia por Gelson Salvador.

O Tambores de Aço conta com um setlist capaz de trazer o público para perto ao se identificar com o que escuta: pediram bis e, mesmo depois de terminado o show, as pessoas seguiram a esperar, como se os músicos pudessem reaparecer sobre o palco para voltar a entoar novas músicas a qualquer momento.

Se, na primeira apresentação do novo repertório, ocorrida em abril desse ano, em Volta Redonda (RJ), “o grupo ansiava pela estreia, com um público menor, num local fechado e mais protegido, contando com a ajuda de outras pessoas na construção da apresentação. Em Bonito, não: eram meninos e meninas do Tambores de Aço tocando por si mesmos”, explica a presidente da Fundação CSN, Monica Fogazza.

A apresentação do Tambores em Bonito no FIB aconteceu na Praça da Liberdade, no centro da cidade, e foi bem recebida pelo público – composto por moradores de Bonito, famílias e turistas. As cadeiras alocadas em frente ao palco logo ficaram cheias, fazendo com que parte do público se achegasse pé para ver de perto a performance dos jovens músicos.

Para Marcela, poder ver de perto uma artista tão admirada como a Iza permite “aproveitar ensinamentos que são mais do que bem-vindos aos Tambores, para as meninas que ficam na linha de frente do grupo, para as cantoras – incluindo a forma de se portar em cima do palco”. Um momento de aprendizado profissional para os jovens músicos e que, “pessoalmente falando, foi uma experiência incrível porque tivemos a oportunidade de ver o show de uma pessoa tão grande como a Iza e poder participar de um evento do qual ela – e vários outros artistas – participou é indescritível”, relata. Uma experiência que, como Marcela define, será lembrada pelo resto da vida.

Os músicos estavam bem no palco, estavam à vontade – algo perceptível pela forma como conduziram o público e a música: quando houve um contratempo com o som, continuaram cantando e tocando, chamando quem os assistia para cantar junto. “O que era um obstáculo se transformou no que parecia até uma cena de filme, como se tivesse sido combinada”, destaca a presidente da Fundação.

Monica também relembra o tamanho do público presente, “que ficou durante a toda a apresentação toda e demostravam gostar muito do que ouviam. Os meninos e meninas estavam extremamente felizes de se apresentar num evento desse porte, e se mostraram desenvoltos, confiantes ao interagirem com o público”.

Estiveram presentes, ainda, autoridades locais, como o prefeito de Bonito e o Secretário de Cultura do Mato Grosso do Sul. “Era possível sentir a receptividade da cidade e do público geral, e o encantamento dos meninos e meninas que estavam orgulhosos em se apresentar”, ressalta a Presidente da Fundação.

Acreditamos que o Tambores de Aço conquistará festivais e apresentações ainda maiores, ganhando diversos palcos no Brasil afora.