02jun
A colecionadora de primeiros lugares

Conheça a história de Larissa Lima, ex-aluna da ETPC que foi aprovada em concurso super concorrido da Petrobras  

Medalhista, graduanda e concursada, aos 18 anos, Larissa já tem uma longa lista de feitos para se orgulhar: ex-aluna da ETPC, entrou para a escola em 2019, no curso de ensino médio com eletromecânica, após ter sido aprovada no processo seletivo de bolsas de estudo e passado em 1º lugar para bolsa 100%. De lá para cá, as conquistas não pararam.  

Tendo cursado todo o ensino fundamental em escola pública, Larissa sempre se dedicou aos estudos, acreditando que “a educação tem o poder de transformar vidas”, como ela mesma afirma. O exemplo veio de casa: “minha maior inspiração é a minha mãe, que é professora e sempre me incentivou a estudar, dizendo que eu poderia ir muito além do que eu imaginasse. Também foi ela quem me ensinou que, para conquistar meus sonhos, eu deveria ter foco, fé e perseverança.” 

Nesse aspecto, a jovem começou a seguir seus objetivos ainda bem cedo. Aos 12 anos, conquistou a medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e participou do Programa de Iniciação Científica Júnior realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Com o passar dos anos, “eu gerava o sonho de ser a terceira geração da minha família a estudar na ETPC, após meu avô e minha mãe terem sido alunos. Quando cheguei ao 9° ano do Ensino Fundamental, tive a oportunidade de participar do processo seletivo de bolsas ofertado pela Escola Técnica”. Com tamanha dedicação, o resultado não surpreendeu: foi aprovada em 1° lugar com bolsa de 100% para o Ensino Médio com Curso Técnico em Eletromecânica. 

Desde então, foi uma conquista atrás da outra: “a ETPC me apresentou muitas oportunidades”, conta Larissa. Na escola, ela pegou gosto por participar de olimpíadas científicas e seguiu participando das competições, tendo conquistado a medalha de prata e a de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astrofísica (OBA), em 2020 e 2021, respectivamente. Ainda na OBA, participou por duas vezes das seletivas para a Olimpíada Internacional. 

Também em 2021, quando estava no último ano Ensino Médio com Curso Técnico, Larissa foi uma das selecionadas para participar da BRASA Summer Journey da CSN.Sua equipe formulou a solução para um desafio real da CSN e conquistou o primeiro lugar. 

Foi durante o tempo que passou na escola da Fundação CSN que seu interesse pela área da mecânica aumentou: “com as aulas, a infraestrutura dos laboratórios e o incentivo dos meus professores, decidi que gostaria de seguir e me graduar como engenheira mecânica”, explica ela. Prestou o ENEM e vestibulares de diversas universidades, e mais uma vez foi aprovada em 1° lugar. Optou pela graduação em Engenharia Mecânica na UFF (Universidade Federal Fluminense), onde atualmente cursa o 3° período.  

Já na universidade, Larissa continua alcançando grandes voos. Ainda no primeiro ano da graduação, entrou para a equipe Falcons UFFormula, projeto que desenvolve protótipos de carro de fórmula 1, e conheceu os processos de monitorias. No ano passado, ela foi monitora de Cálculo I e, agora, foi aprovada em primeiro lugar para monitorar as disciplinas de Desenho Básico, Cálculo I e Cálculo II. “No momento, sou a monitora de Cálculo II da EEIMVR-UFF.” 

Larissa conta que “o professor Paulo Felipe e o diretor Joaquim Lopes sempre nos incentivaram a ir além e prestar concursos de nível técnico”. Em março deste ano, ela se inscreveu para o concurso da Petrobras e participou do curso preparatório oferecido pela ETPC para a ênfase de manutenção mecânica para esse processo seletivo. Foram mais de 100 mil inscritos para o concurso e 17 mil para o cargo que ela escolheu, a nível nacional. Nessa semana, mais uma conquista para Larissa incluir na lista: entre 47 vagas, foi classificada na 8ª colocação. 

Agora, os planos para o futuro incluem se graduar em Bacharel em Engenharia Mecânica e aguardar para começar a trabalhar, seguindo na indústria petrolífera. Larissa também pretende cursar o mestrado e doutorado nessa área e trazer inovações para o ramo. Temos certeza de que ainda há muito o que acrescentar nessa coleção.