12jun
Garoto Cidadão promove atividades em alusão ao 12 de junho

Unidades do projeto da Fundação CSN realizaram atividades artísticas e culturais em referência Dia Nacional e Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

Doze de junho é o Dia Nacional e Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. A data, instituída oficialmente em 2002 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), traz a chance de informar e colocar os holofotes sobre o tema do combate a essa violação de direitos de crianças e adolescentes.

Nesse contexto, o Garoto Cidadão, mais uma vez, mobiliza educadores, educandos e educandas para irem às ruas com ações que reforça a importância de preservar e cuidar de meninos e meninas. No dia 17 de junho, a unidade de Arcos, por exemplo, promoverá ação junto com a comunidade que contará com brincadeiras culturais bem como trabalhar a formação de multiplicadores de informações sobre a prevenção do trabalho infantil.

No município de Congonhas, no dia 25/06, o Garoto Cidadão promoverá a performance de dança intitulada “AMARELO – Nunca foi tão amarelo assim!”, que tem por objetivo estreitar o vínculo familiar, a amizade, o respeito e o amor. No dia 29, acontece o “SARAU – intervenção poética e musical”, realizado pelos educandos atendidos pelo Garoto Cidadão local. Pensada para ser um momento de encontro e reflexão junto a família, a ação terá apresentação de dança.

Para o Gerente de Projetos da Fundação CSN, Fábio Silvestre, trata-se “de um momento muito especial, pela consolidação da participação do Garoto Cidadão nas principais datas, mas também pela consolidação de um trabalho efetivo. Um trabalho de cidadania que, por meio das políticas de direitos humanos, é feito usando a linguagem da cultura”. Fábio explica que, dessa forma, é possível fazer com que os jovens entendam seus direitos, a violação deles e quais as principais consequências disso: “É muito importante que o Garoto Cidadão, nas cidades onde ele atua, participe e proponha atividades que são alusivas às datas mais aflitivas, uma delas sem dúvida nenhuma é o 12 de junho – porque, enquanto todo mundo comemora o Dia dos Namorados, é necessário refletir sobre a erradicação do trabalho infantil.”

Num contexto de dificuldades sociais e desigualdade no Brasil, é comum que famílias antecipem a vida adulta de crianças e adolescentes em função da sobrevivência. Por isso é necessário que a rede de serviços e a rede de proteção assegure o fortalecimento de vínculos da criança com a comunidade, e assegure uma infância bem vivida – para que a criança possa brincar e aproveitar.

Para a Fundação CSN, o Garoto Cidadão participar tanto do 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – quanto do 12 de junho, é necessário. Fábio ressalta que “é fundamental porque o nosso fazer, mesmo que seja por meio cultura, valoriza essa agenda da política nacional de Direitos Humanos. Esperamos que essas atividades consigam despertar na sociedade a necessidade de tratar a criança dentro de seus direitos, para que ela cresça e se desenvolva num ambiente saudável e de modo prioritário.”

Dessa forma, o Garoto Cidadão, em conjunto com as atividades propostas em alusão à data, atua não só para que a conscientização da sociedade para erradicar o trabalho infantil seja uma meta, mas para que se construa uma sociedade mais justa, inclusiva e que respeite o desenvolvimento dessas crianças.

Confira a agenda de atividades:

Arcos

Ação: Dia Mundial contra o trabalho Infantil – Lugar de criança é brincado (Projeto de combate ao trabalho infantil)

Data: 17/06

Onde: Unidade do Projeto Garoto Cidadão