17jul
Conheça a atuação das unidades do Garoto Cidadão em Conselhos locais

Nesse ano, a coordenadora do Garoto Cidadão de Volta Redonda, Sabine Barbosa Marangon, foi nomeada para compor, pela 3ª vez, a diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) do município, como primeira secretária. A nova diretoria executiva e conselheiros tomaram posse no dia 5 de maio, referente ao biênio 2023/2025.

O CMDCA é um órgão com número igual de representantes para cada categoria e que conta com a participação da sociedade civil e do Poder Executivo Municipal. Na prática, o Conselho propõe, delibera e controla as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes.

Vale lembrar que o CMDCA é também um espaço para a realização do advocacy, ou seja, um local que, além de registrar quais entidades atuam com crianças e adolescentes, acompanha se os projetos e programas realizados atendem aos requisitos da legislação, monitorando e avaliando o que está sendo feito. E é um espaço no qual o Garoto Cidadão marca presença há 10 anos.

Nesse sentido, a Fundação CSN procura atuar em Conselhos locais em todos os municípios onde está presente, especialmente por meio do Garoto Cidadão, ocupando espaço para realização do advocacy em todo território onde temos atuação com o projeto. Ressaltando que o Garoto Cidadão é feito com o objetivo de pautar políticas públicas e a promoção de debates sobre garantia de direitos, buscando garantir o protagonismo jovem.

Confira mais sobre a nossa atuação no CMDCA e demais Conselhos:

Na cidade de Arcos (MG), por exemplo, Alex Trevonelly, que é coordenador da unidade local do Garoto Cidadão, ocupa a cadeira de membro da sociedade civil no CMDCA. Quem também participa do mesmo Conselho, como suplente, é a educadora Jéssica Pamela.

Em Congonhas (MG), Renata Baía, educadora do Garoto Cidadão, é conselheira no CMDCA, enquanto Magda Puygcerver, coordenadora da unidade, está como suplente.

Já no Conselho de Cultura de Bonito, no Mato Grosso do Sul, onde os educadores Doacir Antunes e Sorrayla Parra do Garoto Cidadão são suplentes, o coordenador do polo, Flávio Teixeira, ocupa uma cadeira em Políticas e Gestão Cultural.

Em Itaguaí (RJ), também no CMDCA, o coordenador da unidade do Garoto Cidadão, Jorge Alex de Oliveira Andrade, ocupa a cadeira de titular da Presidência e o educador Roberto William dos Santos ocupa a cadeira de suplente. Roberto também ocupa a cadeira de titular no Conselho Municipal de Educação (CME).

A nossa participação nas comunidades onde atuamos segue ativa, pautando políticas públicas, também na comunidade de Heliópolis, em São Paulo. O Garoto Cidadão participa, por exemplo, da Caminhada pela Paz, um evento que mobiliza as escolas e projetos sociais. São mais de 3 mil pessoas caminhando pelas ruas e vielas da comunidade, sempre no mês de junho. A ideia da ação é acompanhar crianças e jovens, caminhando e mostrando parte de algum processo pedagógico oportuno ao momento, por exemplo, a participação enquanto cortejo com a bateria trabalhada pelos artistas educadores de Música.

Enquanto Fundação, buscamos transformar vidas e comunidades por meio do desenvolvimento social, educacional e cultural. As participações em conselhos e fóruns locais reforçam esse nosso propósito. O Garoto Cidadão abre espaço não apenas para que crianças e adolescentes tenham o contato com a cultura nas suas mais diferentes formas, mas para promover debates sobre garantia de direitos e garantir o protagonismo jovem.