23out
Beco do Arigó é inaugurado em Volta Redonda

Evento gratuito aconteceu nos dias 20 e 21 de outubro e contou com programação cultural diversa, com grandes nomes da música nacional 

Outubro foi um mês agitado para os moradores de Volta Redonda (RJ). Nos dias 20 e 21 de outubro, a cidade carioca recebeu o lançamento do Beco do Arigó, iniciativa da Fundação CSN em parceria com a prefeitura local. A abertura do Beco do Arigó, criado com intervenções artísticas feitas por grafiteiros convidados e pelos formandos dos Ninhos do Arigó, marca mais uma etapa do Polo de Street Art.  

A ação contou com atrações culturais, rodas de conversa e apresentações musicais com grandes nomes da música nacional como Thiago Elniño, Rincon Sapiência e Tássia Reis e com as representantes da região sul-fluminense, Natache e Daiana Damião. O Beco do Arigó está localizado na Rua 41-H – Vila Santa Cecília, em Volta Redonda e o público já pode visitar o local de forma gratuita.  

No primeiro dia do lançamento (20/10), a programação inaugural somou uma roda de conversa com representantes da cultura urbana local e convidados, à discotecagem feita pela Roda Cultural de Volta Redonda.  Houve, ainda, a finalização da pintura do Beco por artistas e professores da formação nos Ninhos do Arigó, em conjunto com a exposição Arigó Parade e pista de skate. 

Também no dia 20, o público dançou junto ao Baile Black com Nelson Triunfo e assistiu ao show Megazord Preto, apresentado por Thiago ElNiño, acompanhado de Rincon Sapiência, Tássia Reis, Natache e Daiana Damião, no Memorial Zumbi. Nascido em Volta Redonda e atuando na música há 20 anos, Thiago Elniño (35) é rapper, educador popular e pedagogo. No trabalho, ele cria interfaces que promovem o diálogo entre a música e a educação, com destaque e forte desenvoltura para temas ligados às lutas dos povos pretos, suas culturas e o culto aos orixás. “Iniciativas como a do Beco do Arigó são importantes porque contribuem para que a gente não perca a poesia no dia a dia. Quando isso se dá de forma pública, como o Beco, acaba sendo um facilitador de enriquecimento cultural de uma forma transversal”, ressalta o artista.  

Thiago explica que “Volta Redonda é uma cidade nova, com uma identidade também nova, e que vem sendo formada pela cultura urbana, que respira o hip-hop, o Trap de uma forma muito orgânica”. Durante o lançamento do Beco do Arigó, ele, enquanto artista local, ter recebido outros artistas convidados tem um significado maior. “Quando eu venho para Volta Redonda e esses artistas vêm comigo, quase que soa como se amigos meus estivessem vindo me visitar. Então é uma ação tem que um caráter de celebração”. Para ele, “essa foi a maior riqueza desse evento: trazer artistas de fora que se relacionam com muita intimidade com o que é produzido aqui”. 

No segundo dia de lançamento (21/10), a agenda cultural apresentou ao público um bate-papo com Rincon Sapiência, MC, produtor e destaque na cena musical brasileira, e com Tássia Reis, uma das principais vozes femininas do rap brasileiro e que vem acumulando hits que expressam as dores e delícias da existência. As atividades aconteceram no Centro Cultural Fundação CSN.  

O Beco do Arigó faz parte do Polo de Street Art, iniciativa que nasceu com o objetivo de estimular a produção artística e fomentar a linguagem do grafitti na cidade de Volta Redonda, bem como formar grafiteiros para atuarem no mercado de trabalho em toda a região. Agora, os grafittis produzidos pelos selecionados para a residência artística dos Ninhos do Arigó estarão expostos no Beco do Arigó.  

Para Giane de Carvalho, Coordenadora do Centro Cultural Fundação CSN, “a inauguração do Beco do Arigó é um momento necessário porque entrega para a cidade de Volta Redonda, com a parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, esse espaço para se trabalhar a economia criativa e que é aberto para pesquisa, para apreciação; o Beco do Arigó é um lugar onde os alunos poderão estudar o grafite e um espaço de encontro para a cultura hip-hop”. 

André Leonardi, Gerente Geral da Fundação CSN, explica que a instituição também fez a capacitação em grafite nos chamados Ninhos do Arigó, “de artistas jovens que estão se profissionalizando, melhorando sua arte no grafite, para que no futuro seja possível praticar essa arte e receber por isso, de forma que seja uma fonte de renda para esses jovens”. Um dos professores da formação nos Ninhos do Arigó, Jader de Souza, afirma que “algumas pessoas já estão pintando profissionalmente, o que demonstra a importância de projetos como o Beco do Arigó, que visa a formação e a profissionalização desses novos artistas”. 

O Beco do Arigó conta com patrocínio da CSN, MRS e Sotreq, parceria da prefeitura de Volta Redonda e Roda de Rima de Volta Redonda e realização da Fundação CSN e Ministério da Cultura via lei de incentivo à cultura.