24out
Desafio Inova Hotelaria é lançado em Volta Redonda

Programa oferece oportunidade para alunos do Capacitar Hotelaria e Serviços colocarem em prática os aprendizados do curso

Lançado no dia 23/10, em Volta Redonda (RJ), o Desafio Inova Hotelaria compõe a agenda de atividades dos alunos do Capacitar Hotelaria e Serviços, programa da Fundação CSN. O Desafio Inova Hotelaria é uma oportunidade para os jovens colocarem em prática o que aprendem durante o curso. Nessa edição os alunos terão que criar propostas rentáveis de serviços de turismo para os hotéis da Fundação CSN.

Lançado em 2021, o desafio tem como objetivo impactar positivamente o resultado de um ou dois hotéis administrados pela Fundação CSN – o Hotel-escola Bela Vista e o Vila Business Hotel. Ao longo do processo, os jovens participarão de conversas inspiradoras, plantões de dúvidas e sessões de mentorias com estudantes da ETPC. A partir disso os participantes irão desenvolver soluções criativas que serão apresentadas para uma banca examinadora. Ao final do desafio, os times têm de apresentar as soluções para os serviços de turismo dos hotéis da Fundação CSN e os ganhadores terão a ideia implementada.

Durante o evento de lançamento dessa edição, os alunos puderam presenciar uma conversa com Patrícia Leal, empresária responsável pela agência de viagens GG Turismo. A iniciativa também contou com a presença de Joaquim Lopes, Diretor da ETPC e Maria Carolina Wiziack, Gerente de Hotelaria da Fundação CSN.

Transformar a vida de jovens oportunizando formação de qualidade: esse é o lema que move o Capacitar Hotelaria e Serviços, projeto social que proporciona oportunidades de qualificação para jovens de 16 a 29 anos que estão em busca do primeiro emprego ou desejam ingressar no setor de hotelaria e serviços, oferecendo práticas de aprendizado e uma oportunidade de inclusão social. Desde 2006, mais de 1.600 jovens foram capacitados pelo programa e hoje atuam no setor de serviços do Sul Fluminense.

Durante um semestre, os alunos e alunas participam de aulas teóricas e práticas em diversos setores da hotelaria e serviços, como recepção, eventos, cozinha, garçom, manutenção e atendimento ao cliente, totalizando 228 horas de curso gratuito, além de certificação. O Capacitar é realizado no Hotel-Escola Bela Vista e no Vila Business Hotel. A cada edição do Capacitar Hotelaria e Serviços, cerca de 100 jovens são capacitados.

O Capacitar mantém parceria com as prefeituras de Volta Redonda, Barra Mansa, Barra do Piraí, Piraí, Pinheiral, Quatis, Resende, Porto Real, Vassouras e Itatiaia. Os jovens são encaminhados pelos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) dessas cidades. Também são reservadas vagas para jovens encaminhados pelo Departamento Geral de Ações Socioeducativas (DEGASE), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), o Centro de Cidadania LGBTQIA+ Médio Paraíba, o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) e o Programa de Erradicação do trabalho Infantil (PETI).

Para participar do Capacitar Hotelaria e Serviços, os jovens precisam ter entre 16 e 29 anos, ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando em escola pública e ter cadastro em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) das prefeituras parceiras. A seleção é feita pelo próprio CRAS e inclui uma análise do perfil socioeconômico. Para mais informações, basta entrar em contato com o CRAS que possui cadastro.