14dez
Davi, Giuliana e Josiane: histórias sobre a conquista do primeiro emprego

Ao participarem dos nossos programas de empregabilidade, os três jovens tiveram a vida transformada a partir da ascensão na carreira 

A educação é, para além de um dos nossos quatro pilares de atuação, base para transformar a vida de jovens oportunizando formação de qualidade. A nossa ambição, enquanto instituição comprometida com os direitos humanos, é gerar uma cadeia de educação, inclusão e empregabilidade, sobretudo dos jovens – segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em 2023, o Brasil tem 5,2 milhões de jovens entre 14 e 24 anos desempregados. 

Para tanto, desenvolvemos projetos que atuam diretamente para colocar em prática essas ambições, como o Mentoria Cidadã, o Capacitar Hotelaria e Serviços e a Conexão Aprendizagem. Em 2022, tivemos um total de 1.495 jovens empregados por meio dos nossos programas. Davi, Giuliana e Josiane são alguns exemplos que passaram por esses projetos e conseguiram dar seguimento à vida profissional e continuam somando conquistas. 

Em 2022, lançamos o Mentoria Cidadã, juntos com a CSN, para aqueles que fizeram parte do Garoto Cidadão serem mentorados por um colaborador voluntário de uma empresa do Grupo CSN – para ser mentor, o profissional deve ocupar posições de especialista ou gestão há pelo menos 1 ano. Já o Capacitar Hotelaria e Serviços proporciona, desde 2006, oportunidades de qualificação para jovens de 16 a 29 anos que estão em busca do primeiro emprego ou desejam ingressar no setor de hotelaria e serviços. Enquanto isso, na área da Conexão Aprendizagem, os programas Jovem Aprendiz e Integração de Estágio são formas de estudantes adquirirem experiência no mercado de trabalho antes mesmo de terminarem os períodos de formação. 

Aos 18 anos, Davi Vieira Goularte é natural da cidade de Araucária, no Paraná, e finalizou seu processo no Garoto Cidadão em 2022. Depois, sob orientação de Thiago Gobbo Viega, Gerente Geral de Operações de Porto Real, Davi participou da primeira edição do Mentoria Cidadã. Vê-lo como profissional da Companhia, mostrando sua potência e conquistando seu espaço, é a materialização do que a Fundação CSN idealizou com a criação do programa: contribuir para empregabilidade de jovens a partir de educação, inclusão social e geração de oportunidades. Hoje, atuando como operador de apoio na logística interna, Davi já conseguiu alugar uma casa, onde vive com a esposa e o filho. 

Ele relata que sempre viu o Garoto Cidadão “como meu segundo lar, minha segunda família, onde tenho paz e conforto, não importa como o mundo ou minha vida estejam. E durante o Mentoria Cidadã, tive um ótimo mentor que estava disposto a me ajudar no que fosse preciso. E valeu o tempo dedicado, porque agora, depois de participar como Jovem Aprendiz, fui efetivado na CSN”. 

Já Giuliana de Carvalho Braga entrou para o programa Jovem Aprendiz em outubro de 2018. Ela conta que conseguiu entrar na empresa que está atualmente por meio do programa: “foi muito significativo, porque eu tinha acabado de sair do ensino médio, sem experiencia nenhuma e consegui essa primeira oportunidade como jovem aprendiz”. Quando começou a trabalhar na empresa, atuava no Serviço de Atendimento ao Cliente, como telemarketing. Hoje, ela já está no setor administrativo, lidando com a parte mais burocrática, que diz preferir.  

Agora, aos 24 anos, Giuliana também está cursando bacharel em Administração, uma vontade que também surgiu por conta do emprego: “no trabalho eu tive essa ideia, porque a nossa mente se abre para novas oportunidades e traçamos novos caminhos, é uma outra realidade. Estou no quinto período e já me formo ano que vem”. Giuliana ressalta que essa iniciativa de aprendizagem da Fundação CSN “tem que se expandir, porque tem muitos jovens que se encontram na situação em que eu me encontrava alguns anos atrás, sem perspectiva de emprego.  Agora estou prestes a completar cinco anos na empresa”. 

Josiane Aline também se encontrou profissionalmente em um dos projetos da Fundação CSN: ela conheceu o Capacitar Hotelaria e Serviços quando ainda atuava como auxiliar de serviços gerais em um hospital de Volta Redonda, sua cidade natal, há mais de 10 anos, quando que Josi optou por fazer o curso para ganhar conhecimento referente à hotelaria.  

De cara ela se identificou com a área, principalmente com a parte de governança e recepção e, enquanto ainda estava no curso, já começou a fazer estágios. A afinidade e entusiasmo com a hotelaria foi tamanha, que ela passou a fazer parte do time do Hotel-escola Bela Vista, um dos hotéis da Fundação CSN, como atendente na recepção, antes mesmo de se formar. Entre o trabalho no nosso hotel e atividades como freelancer, não demorou muito para que a Unimed a chamasse para atuar na empresa.  

“Entrei como auxiliar de hospitalidade, que é como se fosse recepção de hotel, eu tinha que verificar se o quarto estava apto para receber os pacientes. E agora eu trabalho com o gerenciamento de leitos, que é uma função que faz a liberação dos quartos para os pacientes internarem”. Josi explica que o curso abriu portas para que ela pudesse atuar em várias funções e que foi a partir dele que “descobri uma área que eu gosto muito, que é a hotelaria. O Capacitar me inspirou a fazer o curso técnico em turismo e entrar para a graduação em Gestão Hospitalar, que estou concluindo agora”, concluiu.  

Seguiremos atuando para continuarmos aumentando, cada vez mais, as oportunidades de desenvolvimento profissional para tantos outros Davis, Giulianas e Josianes. Queremos que esses jovens cheguem ao mercado de trabalho preparados e qualificados para que continuemos a transformação social por meio da educação, do diálogo e da articulação como ferramentas para a construção de futuros.