04dez
CRAS de Congonhas recebe novas cores por meio de ação do PEA

População local pode admirar a arte e expressão do grafitti ao passar pelo espaço

No dia oito de novembro, o Centro de Referência da Assistência Social – CRAS da Região Dom Oscar da cidade de Congonhas (MG) – recebeu novas cores com a arte do grafitti. A ação aconteceu por meio do projeto Se Essa Rua Fosse Minha, do Programa de Educação Ambiental (PEA) da CSN Mineração e executado pela Fundação CSN.

Localizado na região Dom Oscar no município de Congonhas (MG), o CRAS recebeu novas cores na parte interna e externa da instituição. A entrega do local redesenhado aconteceu na data em que o CRAS completou 10 anos e também em alusão ao dia da Consciência Negra – que acontece em 20 de novembro –, com o intuito de que a população local pudesse admirar a arte e expressão do grafitti ao passar pelo espaço.

Entre os meses de fevereiro e novembro de 2023, foram realizadas diversas ações socioambientais com os frequentadores do CRAS: palestras sobre os cuidados com a dengue, oficinas de vasos freáticos, jardim suspenso, tinta de terra e pintura. A arte grafitada no muro pelo artista plástico Bernardo Cosme do Amaral foi o resultado dessas atividades. O artista, que por intermédio de uma cartela com diversas de cores, expressou em seus traços o protagonismo cultura negra e a beleza da maternidade.

Na cerimônia de entrega do espaço estiveram presentes o secretário adjunto, Ari Rosa Braga; a diretora da assistência social e segurança alimentar, Cristina Graziella Lobo; a diretora do CRAS Região Dom Oscar Regiane Severiano; o analista institucional da CSN Mineração, Luan Victor Borges; a analista de meio ambiente da CSN Mineração, Karina Lima Coelho Nakay, a coordenadora da Casa de Apoio do bairro Residencial Gualter Monteiro, Fernanda Rafaela Santos Paula; o Coordenador do Programa de Educação Ambiental da Fundação CSN, Ívanor de Queiroz Pinheiro; e representantes do bairro.