27maio
Meu primeiro ano estudando em Barnard College – Por Jéssica Oliveira

Olá, pessoal! Tudo bem?

Hoje vim compartilhar com vocês um pouco de meu primeiro ano letivo como bolsista do Programa Ganhar o Mundo, da Fundação CSN, para graduação em Barnard College, em Nova Iorque, nos Estados Unidos!

Meu primeiro ano em Barnard foi muito marcante. Não somente por ter iniciado uma nova fase da minha vida, mas também porque pude aprender e amadurecer muito. Um fato que eu adoro sobre estudar numa “Liberal Arts School” é a flexibilidade que temos para escolher as aulas que queremos cursar. Além das matérias de economia e educação, que são minhas escolhas para formação major e minor, também tive a oportunidade de estudar francês, participar de um seminário sobre arte censurada e até mesmo aprender a dançar salsa! Tudo isso através das aulas que participei nesses dois semestres.

Além disso, também pude fazer vários amigos, brasileiros e estrangeiros, participar de associações estudantis dentro do campus, começar a trabalhar e conhecer novos lugares em Nova Iorque e em outras partes do país.

Já estou de férias, por mais incrível que pareça! Esta foi uma das coisas que me chamou bastante atenção nas férias de americanas: o semestre começa super cedo, se comparado com o Brasil, logo no meio de janeiro, e termina também mais cedo, no meio de maio. As férias de verão também são um pouco mais longas: terei três meses de férias! Essa característica é comum nas faculdades americanas, já que o intuito das férias de verão é dar tempo para os alunos fazerem alguma atividade diferente, seja estágio, estudar em intercâmbio em outro país ou fazer pesquisa. Nessas férias, eu vou fazer um estágio no banco de investimentos BTG Pactual, no Brasil, na área de finanças. Estou muito empolgada!

Estou muito satisfeita com o meu primeiro ano de faculdade, sinto que nunca havia aprendido tanto em tão pouco tempo! Realmente tem sido uma experiência muito enriquecedora e já sigo super empolgada com tudo que me aguarda no próximo ano letivo! E, é claro, irei compartilhar o progresso com vocês! 😊

Um abraço,

Jéssica