19dez
Fundação CSN expande atuação do Garoto Cidadão e atinge capacidade de 1.030 educandos na cidade de São Paulo

No dia 16 de dezembro, ocorreu a inauguração de mais uma unidade do Garoto Cidadão de Heliópolis. O evento que contou com a presença de representantes da UNAS e da Fundação CSN, aconteceu no CCA Lagoa na quadra de esportes. 

André Leonardi, Gerente Geral da Fundação CSN, iniciou o evento falando da importância dessa parceria entre Fundação CSN e UNAS para a comunidade. Monica Fogazza, Presidente da Fundação CSN, conta o que espera dessa parceria na inauguração de mais uma unidade:
“No nosso último encontro na Faria Lima [escritório da CSN em São Paulo] eu sentei pertinho da Maria Eduarda e o Wellington e eles me falaram que estavam fazendo 14/15 anos e que estavam saindo do Garoto Cidadão… Eu falei não, não estão, não. A gente vai ter um 14+ aqui. E o sonho foi realizado… e vai ser potente como é em todo Brasil.”

Tal fato é um marco, pois a expansão terá a capacidade de atender 1030 educandos. Desses mais de 1000, pela primeira vez teremos a faixa etária de 14 a 18 anos em São Paulo. Essa faixa etária trabalha dentro do Garoto Cidadão o Projeto de Vida, onde eles se preparam tanto pessoalmente como profissionalmente para o futuro de oportunidades que terão.

Cleide Alves, Presidenta da UNAS, explica a história desse processo: “esse é um sonho que está sendo realizado. Eu lembro quando a gente sentou em uma salinha e aí trouxeram a proposta dos arte-educadores no CCA. Legal! Mas a gente tem um problema: acima de 14 anos nós não temos lugar para atendimento. A gente queria muito um projeto para essa faixa etária. Estamos aqui nessa solenidade celebrando essa parceria importantíssima para a comunidade.” 

Paulo Sérgio Rodrigues, Coordenador do Garoto Cidadão em Heliópolis comenta a importância dessa ação: “com muita alegria anunciamos a inauguração de mais uma unidade do Garoto Cidadão em Heliópolis. Nessa nova fase estaremos atendendo mais 90 adolescentes de 14 a 18 anos, período esse em que os jovens são desamparados por políticas públicas. O Projeto de Vida tem como objetivo dar uma perspectiva de vida para o educando, através da cultura criar oportunidades de profissionalização.”  

O evento também contou com a participação dos educandos e educandas do Garoto Cidadão que animaram o público com uma roda de samba. Depois disso, tivemos a fala de pessoas importantes nessa articulação: 

Alan Gianotti, Gerente de Gente e Gestão da CSN, conta sobre a atuação da CSN nessa parceria: “nós da CSN acreditamos que vocês são potência! E nós como indústria, como empresa, o nosso propósito é gerar oportunidade para vocês”

Regina Barros, articuladora da parceria, trouxe uma mensagem para todos: “se empenhem, estudem, pois vocês têm um futuro incrível pela frente! Pais incentivem seus filhos a estudar… vocês têm que estar juntos, incentivando, porque eles vão brilhar! Vamos à luta! Não desistam nunca!” 

São momentos como esse que nos guiam para o nosso propósito de que a expressão cultural transforma vidas e comunidades.