08dez
Desafio Aprendiz é realizado em Congonhas

Evento contou com apresentações de projetos de turmas do Curso de Aprendizagem Industrial e com banca examinadora, que selecionou um ganhador por grupo 

Aconteceu, na última semana, o Desafio Aprendiz, evento do protótipo de ideias. Durante a ação, que foi realizada no CET, escola da Fundação CSN em Congonhas (MG), foram apresentados os projetos elaborados pelas turmas do Curso de Aprendizagem Industrial (CAI) – de Beneficiamento; de Eletromecânica; e de Mina –, que foram avaliados por gestores da CSN. 

Da turma de Beneficiamento, participaram o projeto CPO – Colhendo o que se planta; o projeto Eco Rota: Solução inteligente para redução de perdas de cargas; o projeto Safe Space; e o projeto Ecoenergia.  

Já da turma de Eletromecânica, foram avaliados os seguintes projetos: Biosegurança; Raap: Reutilização da água na aspersão de poeira; Remine: Reaproveitamento sustentável de rejeitos de minérios; e R.V.T.C: Realidade virtual para treinamento e capacitação.  

Do curso de Mina participaram os projetos LOCS MINE: Programa de gps para melhorar a eficiência da segurança e sinalização da mina; e COLABORADOR ONLINE: Plataforma online para realizar as atividades do dia a dia dentro da empresa. 

Cada um dos três cursos teve um projeto ganhador. Da turma de Beneficiamento, o projeto Eco Rota: Solução inteligente para redução de perdas de cargas foi o vencedor; da turma de Eletromecânica, quem recebeu o prêmio do Desafio foi o projeto Biosegurança; e na turma de Mina, quem ganhou o prêmio foi o projeto COLABORADOR ONLINE: Plataforma online para realizar as atividades do dia a dia dentro da empresa. 

O trabalho intitulado Eco Rota: Solução Inteligente para Redução de Perdas de Minério surgiu com a missão central de conceber uma solução inovadora, sustentável e responsável para abordar o problema da perda de minério nas pilhas e nos vagões. Após uma intensa pesquisa, dedicação e análise criteriosa de dados, uma solução eficaz foi alcançada. “O curso de Beneficiamento de Minério desempenhou um papel crucial, proporcionando uma compreensão abrangente da indústria da Mineração, e integrando esses conhecimentos ao Projeto Aprendiz. Alcançamos um desenvolvimento profissional e pessoal notável, capacitando-nos não apenas para o mercado de trabalho, mas também fortalecendo nossa habilidade de colaborar efetivamente em equipe”, relatou o grupo de alunos.  

Desde o momento em que recebeu a proposta do “Desafio Aprendiz”, a turma de Eletromecânica ficou empolgada com a possibilidade de realizar um projeto para a CSN. “Denominamos o projeto com o nome de ReMine, que tem como objetivo a reutilização do rejeito de mineração em pavimentação asfáltica. Fizemos um trabalho multidisciplinar com o apoio dos professores Ayrane Ribeiro, Roberto Partata, Heráclito Santos, Luís Carlos e Indiamara marques”, explicou o grupo. O projeto se constitui em achar uma medida alternativa para o descarte do rejeito que não prejudicasse o meio ambiente e desse um destino sustentável e viável a esse recurso que estava parado. “O curso de eletromecânica permitiu uma abordagem mais informada na representação visual de conceitos complexos, melhorando a qualidade e a clareza das informações apresentadas no projeto. Achamos o projeto desafiador porque vai além do que já tínhamos visto e estudado até o momento e ficamos muito satisfeitos e empolgados com o resultado de ganhadores. Por fim, o projeto trouxe mais experiência para as demandas futuras”, relataram. 

Já o trabalho da plataforma Colaborador On-line, da turma de MINA, foi elaborado por Diêne, Emanuel, Gustavo, Isaac, Júlia, Lara, Lívia, Lucas, Pedro e Thamara. Nesse processo, “pensamos em criar um projeto para melhoria na empresa CSN no quesito danos ao meio ambiente. O objetivo da nossa plataforma foi eliminar o uso do papel na empresa, inovando a Análise Preliminar de Risco, Check-list e Diário de Segurança sendo feitos em uma plataforma on-line – uma vez que são atividades feitas diariamente, com um uso excessivo de papel”. O grupo explica que criaram o projeto “em horário de aula, onde nosso professor Wagner Moura que nos cedeu o tempo e deu todo o apoio para que conseguíssemos concluir com sucesso. Agora, chegando, ao final do curso podemos prestar os nossos agradecimentos ao curso, a todo o aprendizado, ao apoio da CSN e toda a equipe. Estamos muito satisfeitos com o curso e agregou tanto na nossa vida profissional quanto na vida pessoal. Esperamos que a plataforma seja de grande finalidade para a empresa!”.  

O evento contou com a presença de uma banca avaliadora dos projetos, composta por gestores da CSN: Giane Mara Barbosa de Paula, analista de Gente & Gestão; Tamara Nayara Dias, analista de Contratos; Thiago Furtado de Paula, técnico de segurança do trabalho; Erika Fonseca Ribeiro, analista de Desempenho Operacional; e Luis Filipe de Oliveira, analista de tecnologia da informação.  

Giane Mara lembra que o desafio proporciona aos jovens a oportunidade desenvolverem habilidades práticas para construir para a construção de uma carreira sólida e vivenciarem experiências que os auxiliarão no futuro profissional. A partir do Desafio, os jovens podem “estar sempre abertos para aprender e crescer no ambiente de trabalho e a ter disposição para adquirir novas habilidades profissionais”, aconselha ela. “Sejam proativos, tenham iniciativas e vontade de assumir novas responsabilidades. Desenvolvam habilidades de comunicação escrita e verbal, assim poderão se tornar capaz de expressar ideias de maneira clara e concisa”, complementa. Para ela, participar dessa banca é uma oportunidade única e enriquecedora poder contribuir para o crescimento e desenvolvimento desses jovens.  

Já Thiago Furtado ressalta a importância dos aprendizes se prepararem para o mercado de trabalho, “e o Desafio possibilita que esses jovens vivenciem o que as empresas procuram”. Thiago parabeniza alunos e professores, “que se dedicaram tanto para trazer temas importantes para a CSN”.