07dez
Garoto Cidadão recebe Selo de Direitos Humanos e Diversidade

Projeto da Fundação CSN recebeu prêmio nesta terça-feira (06/12), durante a celebração da 6ª edição da honraria

Em novembro, o Garoto Cidadão foi premiado com o Selo de Direitos Humanos e Diversidade. Promovido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), o selo é um reconhecimento anual da Prefeitura de São Paulo concedido a iniciativas que promovam ou defendam os direitos humanos e a diversidade. Essa foi a 6ª edição da premiação.

Dentro da proposta da Secretaria, o Garoto Cidadão se enquadra dentro do grupo temático de iniciativas que trabalham com Crianças e Adolescentes que proporcionam oportunidades para que esses jovens “cresçam de forma saudável, adquiram conhecimentos, habilidades e se tornem cidadãos ativos e participativos na sociedade”, de acordo com a comunicação oficial do evento.

A Comissão de Avaliação analisou o projeto com base na estrutura do Garoto Cidadão, que inclui os objetivos estabelecidos e as atividades realizadas; também foi levada em consideração o desafio que motivou a criação do Garoto Cidadão e a participação efetiva de educandos e educandas no projeto; foi analisado, ainda, o impacto do Garoto Cidadão e os resultados significativos e positivos gerados para as crianças e jovens que participam das atividades propostas; também foi avaliada a parte da sustentabilidade, constituída pela permanência e continuidade do impacto do projeto para os educandos e educandas.

“O Garoto Cidadão traz a arte nas suas mais diversas formas para a vida de mil crianças e adolescentes de oitos CCAs coordenados pela UNAS em Heliópolis. O selo reconhece a importância da arte na vida desses educandos de alta vulnerabilidade da maior favela de São Paulo. O Garoto Cidadão e a UNAS salvam vidas de crianças e adolescentes de Heliópolis”, ressalta Regina Barros, socióloga e educadora.

Na noite desta terça-feira, ao receber o prêmio em nome da Fundação CSN, André Leonardi, Gerente Geral da instituição, ressaltou que “[receber esse prêmio] nos mostra que estamos no caminho certo para continuar transformando vidas e comunidades. É parte do Garoto Cidadão, enquanto projeto da Fundação CSN, ser um meio de atuação que promova a educação de qualidade através da cultura, acolhendo a diversidade de educandos e educandas e incentivando esses jovens a se desenvolverem enquanto cidadãos de direito”.

André pontua, ainda, que, “enquanto instituição, temos um monitoramento ativo com os nossos jovens sobre o impacto do nosso projeto em suas vidas e o recebimento desse prêmio faz com que possamos realizar a troca de conhecimento para estimular que cada vez mais iniciativas sejam feitas em prol da defesa dos direitos humanos”.