08dez
Tambores de Aço Fundação CSN chega à Paraíba

Grupo musical chegou ao Nordeste com a turnê Nossas Raízes com apresentações em duas cidades paraibanas

No final de novembro o grupo musical Tambores de Aço alçou voos mais longos e atravessou o Brasil: chegou à Paraíba para shows da turnê Nossas Raízes. Com um repertório repleto de samba raiz e muita musicalidade, o grupo chegou pela primeira vez ao Nordeste do Brasil, passando pelas cidades de Alhandra e Caaporã. No dia 22/11 o grupo se apresentou no Pátio de Eventos Municipal, em Caaporã. Em seguida, no dia 23/11, foi a vez do público curtir o show no Centro da Cidade de Alhandra, na praça Nossa Senhora da Assunção.

“Uma experiência nova”, é assim que Laís Bernardo, uma das integrantes do Tambores de Aço, definiu a ida à Paraíba. À frente do tenor, ela conta que “é admirável ter recebido tanto carinho do público de lá. A galera ficou super interessada em conhecer os tambores, com várias perguntas sobre o surgimento do instrumento”. Para ela, ter o trabalho reconhecido “um público que já nos conhecia pelas redes sociais, e eu fiquei muito feliz em saber que o nosso som tem chegado tão longe. Nunca pensei que um dia teria a oportunidade de levar ao Nordeste algo tão incrível como os tambores, com um repertório sensacional”, comenta.

Laís diz que “a troca de experiência foi a melhor coisa, levamos algo novo e recebemos uma bagagem de coisas novas, como: comidas típicas e dança”, um aspecto que também foi lembrado por João Henrik, que fica à frente da voz e cavaquinho do grupo. Ele conta que conhecer diferentes lugares, culturas e comidas é uma das partes mais empolgantes de fazer uma turnê nacional. “E a Paraíba é lugar é muito bonito! É aquela experiência que não dá para comparar porque não vai ter outra igual”. Ao relatar um pouco da experiência de viajar pelo Brasil com o grupo, João revelou que “na banda todo mundo se entende, temos até um ritual antes de viajar e subir no palco. A sensação de estar viajando como banda é quase indescritível, é sempre muito bom ser reconhecido por esse trabalho, até mesmo ao voltar para casa – todo mundo sempre pergunta como foram as viagens”.

O Tambores de Aço já passou por alguns estados brasileiros com a turnê Nossas Raízes, e “cada cidade é uma experiência diferente, mas, ao mesmo tempo, nos sentimos em casa. Alhandra nos recebeu, nos reconheceu e as pessoas estavam dançando, curtindo a nossa música e a troca de cultura”, relata João. E nessa viagem, “eu, Sara, Augusto e Marcos tivemos o privilégio de fazer parte da inauguração da nova unidade do Garoto Cidadão em Alhandra, com o nosso pocket show dos Beatles”, ele conta. “Ver as crianças, adolescentes e autoridades da cidade nos agradecendo foi incrível. De certa forma, fazemos parte do projeto lá também. Ver o público com sorriso no rosto, curtindo o nosso som é uma sensação quase indescritível. Eu ainda tive a oportunidade de fazer a sonorização do caminhão, de fazer a mixagem, tudo muito novo pra mim”, finaliza.

Para Letícia Costa, coordenadora do grupo, fazer uma turnê em outra região do nosso país é sempre muito empolgante para o próprio grupo. “Os músicos/bolsistas sentem que o processo do trabalho realizado ao longo da sua trajetória tem alcançado novas possibilidade e públicos diferentes, já que cada região tem sua particularidade”, explica ela. Letícia contou, ainda, que levar a turnê Nossas Raízes para a Paraíba “gerou muita expectativa tanto nos músicos/bolsistas quanto na equipe e nos requerentes de cada cidade”. Nas duas cidades pelas quais o grupo passou, o público os recebeu com muita troca e energia. Ao chegar ao Nordeste, o grupo apresentou uma nova linhagem em toda sua produção artística e técnica, estreando novo figurino e com a parte sonora, hidráulica e de iluminação do caminhão/palco reestruturada. “Neste processo pude observar e constatar o amadurecimento, a autonomia, a parceria e a vontade de fazer cada vez melhor. Cumprimos com muita dedicação e empenho essa fase da turnê pela Paraíba”, completa a coordenadora.

Os shows têm o arranjo e produção musical de Gian Correa; direção de percussão por Jefferson Santiago; direção de cordas dedilhadas por Ricardo Rabelo; direção de percussão; direção artística e produção musical por Maurício Badé; figurino assinado por Maiwsi e cenografia por Gelson Salvador.

Sobre o Tambores de Aço

O grupo surgiu em 2020, em Volta Redonda (RJ), sendo constituído por jovens bolsistas que incorporam como meio de difusão cultural o caminhão-palco da Fundação CSN.

O Tambores de Aço já se apresentou em espaços consagrados como o Festival de Inverno de Bonito e Fórum Latino-Americano de Educação Musical. Já tendo apresentado grandes sucessos dos Beatles, o grupo chega para a nova turnê, intitulada Nossas Raízes, com um repertório que traz o samba raiz em sua musicalidade.

Letícia Costa, Coordenadora Tambores de Aço da Fundação CSN, conta que, nessa fase da turnê no Nordeste, o Tambores de Aço da Fundação CSN proporcionou “uma troca de experiências no âmbito da arte e da cultura”, viabilizando ao público um show repleto de samba raiz com grandes sucessos como Pelo Telefone, Voz do Morro e Sonho Meu. Letícia ressalta que a apresentação foi inteiramente “pensada e desenhada por artistas e produtores com uma caminhada memorável na história do samba nacional. A cenografia, iluminação, figurino e sonoridade foram produzidos com muito afeto e cuidado para os olhos, para os ouvidos e para a alma! A energia e a felicidade são os nossos convidados de honra”.