19jun
Quatro filmes brasileiros para assistir no Dia do Cinema Nacional

Descubra as obras que estão disponíveis para assistir de casa nesse 19 de junho

Nesta segunda-feira (19) comemora-se o Dia do Cinema Nacional. A data faz referência ao dia em que as primeiras imagens em movimento foram feitas no Brasil, no ano de 1898, por Afonso Segreto, considerado o primeiro cinegrafista e diretor do país.

A CSN defende o cinema brasileiro e possui histórico de investimento no audiovisual, tendo patrocinado mais de 50 filmes do circuito nacional. Dessa forma, acreditamos no poder transformador da cultura por meio do audiovisual, por isso, preparamos uma lista com indicações de filmes brasileiros que tem potencial de transformar vidas e podem ser vistos no conforto do sofá. Confira:

LIMIAR

Neste documentário, uma mãe acompanha a transição de gênero do filho adolescente, abordando os conflitos, certezas e incertezas que o perpassam numa busca profunda por sua identidade.

O filme está disponível vivoplay No canal do youtube e no instagram do documentário é possível encontrar outras curiosidades sobre a produção.

Ano: 2021

Duração: 176min

Direção: Coraci Ruiz

Confira o trailer: LIMIAR (THRESHOLD) – TRAILER CINEMA

O MESTRE E O DIVINO

Dois cineastas retratam a vida na aldeia e na missão de Sangradouro, Mato Grosso: Adalbert Heide, um excêntrico missionário Alemão, que logo depois do contato com os índios, em 1957 começa a filmar com sua câmera Super-8; e Divino Tserewahu, jovem cineasta Xavante, que produz filmes para a televisão e festivais de cinema desde os anos 90. Entre cumplicidade, competição, ironia e emoção, eles dão vida aos seus registros históricos, revelando bastidores bem peculiares da catequização indígena no Brasil

O filme está disponível para alugar no site oficial

Ano: 2013

Duração: 85min

Direção: Tiago Campos Torres

Confira o trailer: https://www.facebook.com/watch/?v=1081199922059143

OS DIAS COM ELE

Uma jovem cineasta mergulha no passado quase desconhecido de seu pai. As descobertas e frustrações de acessar a memória de um homem e de uma parte da história que são raramente expostos. Ele, um intelectual brasileiro, preso e torturado durante a ditadura militar não fala muito sobre isso desde aquele tempo. Ela, uma filha em busca de sua identidade.

O documentário está disponível gratuitamente na íntegra no Embaúba play. É possível conferir mais informações no Facebook oficial do longa-metragem

Ano: 2013

Duração: 107min

Direção: Maria Clara Escobar

Confira o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=MLpI0AzbR30

FICO TE DEVENDO UMA CARTA SOBRE O BRASIL

O filme de Carol Benjamin, que conta com produção de Leandra Leal, revela três gerações de uma família atravessada pela Ditadura Militar brasileira (1964- 1985). Ao mergulhar em uma história pessoal e a entrelaçar com a história do país – entre passado e presente – o filme investiga a persistência do silêncio como ferramenta de apagamento da memória.

É possível assistir ao filme no globoplay, Vivo Play, Claro TV, Canal Brasil e Oi.

Ano: 2017

Duração: 58min

Direção: Carol Benjamin

Veja o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=B2qsBVzEvoE

Acreditamos no potencial de impacto social da cultura, incluindo o cinema nacional. Todos os filmes da lista contaram com algum apoio do nosso programa Histórias que Ficam, que fomenta e contribui para a difusão do documentário brasileiro.