06jul
Xeque-mate: Camila Oliveira ganha competição de xadrez nos Jogos Escolares de Minas Gerais

Aluna do CET conquistou medalha de ouro na etapa microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) e avança na competição

A paixão de Camila Oliveira pelo xadrez começou cedo, ainda aos 6 anos, quando passou a frequentar uma escola de atividades lúdicas, incluso o xadrez, localizada próxima a sua casa. Desde então, há quase uma década, ela não fica um dia sem alinhar as peças no tabuleiro.

Em junho, Camila, que é aluna do primeiro ano do Ensino Médio do CET, viajou até a cidade de Ouro Branco (MG) para participar da etapa microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). Na competição, a estudante venceu o módulo 2 e garantiu sua vaga para a etapa regional dos jogos, que será realizada na cidade de Nova Serrana ainda nessa primeira semana de julho.

Aos 15 anos, Camila mora em Belo Vale, município próximo à Congonhas (MG), e cursa seu primeiro ano no CET. Para ela, que sempre estudou em escola pública, “este foi um ano de grandes mudanças no meu cotidiano, já que me mudei de escola”. Como aluna do CET, Camila tem uma rotina de estudos intensa e agitada, o que não a impede de conciliar o colégio e a paixão pelo xadrez: “devido às avaliações, não estou podendo praticar o tanto que deveria. Ainda assim, jogo todos os dias, das 7h30 às 9h30”.

Em 2019, aos 11 anos, ela participou das primeiras competições do JEMG, tendo passado para as fases microrregional e regional. Já em 2020, com o início a pandemia, os campeonatos ficaram suspensos por dois anos. Após o período de pausa, Camila retornou para as competições em 2022, chegando, inclusive, à final, conhecida como mineiro, por envolver todo o estado de Minas Gerais.

Sempre com o apoio da família, que a acompanha em todas as etapas, ela conta que foram os professores do CET que a inscreveram para os Jogos Municipais de Congonhas (JEMC) de 2023, “onde ganhei a medalha de ouro e passei para etapa microrregional, que envolve várias cidades em torno de Congonhas, na qual também consegui o ouro”. Com esse resultado, Camila afirma ter ficado “muito feliz e orgulhosa, pois o nível das competidoras também era altíssimo”.

Agora, com a próxima etapa dos jogos já em andamento, Camila está determinada a levar mais medalhas para a casa. Seguimos na torcida do lado de cá!