25 nov 2024

Destaque ficou para atividades do projeto “Se Essa Rua Fosse Minha” 

Durante o mês de novembro de 2024, a Escola Municipal Padre Osvaldo Carlos Pereira, localizada no município de Rio Acima (MG), recebeu ações de conclusão dos projetos do Programa de Educação Ambiental (PEA), com destaque para atividades do projeto “Se Essa Rua Fosse Minha”. As ações foram conduzidas pelo PEA em conjunto com o Garoto Cidadão, fortalecendo o compromisso com a transformação e a sustentabilidade. 

O projeto Se Essa Rua Fosse Minha visa estimular e orientar os envolvidos no percurso da pesquisa-ação, fundamentando suas atividades dentro dos princípios e ferramentas que permitam esta aproximação, reflexão sobre a realidade, os cuidados com meio ambiente e os potenciais desdobramentos de seus eixos temáticos para o trabalho junto à comunidade. 

Confira as atividades realizadas:  

No dia 6 de novembro, aconteceu a oficina de tinta de terra, que conectou as crianças à natureza, estimulando a criatividade dos pequenos. A garotada pôde explorar solos, descobrir tonalidades e aprenderam sobre o uso consciente de recursos naturais. Usando a tinta produzida, as crianças criaram desenhos livres, refletindo sobre práticas artísticas sustentáveis e o impacto positivo no meio ambiente e na comunidade. 

Aconteceu, também, a pintura do piso para além do “Cantinho da Leitura”, deixando ainda mais aconchegante todo o espaço. No mesmo mês, foi escolhido que o nome do mesmo local, em homenagem a primeira diretora da escola, Dona Maria Rosa de Araújo. 

Já no dia 19, foi realizada uma Mostra para apresentar quatro projetos desenvolvidos ao longo do ano: “Identidade Ecológica”, “Pensar Eco é Lógico”, “Vivenciando a Educação Ambiental” e “Se Essa Rua Fosse Minha”. Durante o evento, foram exibidas fotos das atividades realizadas em cada projeto, destacando como as ações e projetos se complementam. 

Em seguida, também no dia 19, houve uma contação de história com a equipe do projeto Garoto Cidadão de Rio Acima, momento de muita diversão e alegria. E ao final, a entrega do espaço “Cantinho da Leitura“. 

O evento evidenciou a força transformadora da educação ambiental para a comunidade. Cada etapa foi cuidadosamente planejada e executada em conjunto com a comunidade escolar, promovendo reflexões, aprendizado e ações práticas que deixam um legado de impacto positivo para a escola. 

O PEA da Minérios Nacional do grupo CSN, realizado pela Fundação CSN, tem como objetivo ampliar a percepção sobre as questões ambientais atuais e locais por meio de ações e atividades de Educação Ambiental, visando transmitir informações referentes às atividades ambientais desenvolvidas pela Minérios Nacional.