13 set 2024

Yasmin Roman, de 35 anos, nasceu em Barra do Piraí e foi criada entre as cidades Pinheiral e Volta Redonda, no estado do Rio de Janeiro. Foi durante uma apresentação no Centro Cultural Fundação CSN que ela se deparou com folhetos sobre o Capacitar Hotelaria e Serviços. Curiosa sobre o curso, logo em seguida, “conversei com a Rosi, coordenadora do projeto, e decidi participar do processo seletivo”, conta Yasmin.

No segundo semestre de 2013, Yasmin foi aprovada na seleção e se tornou aluna do Capacitar Hotelaria. Antes, ela já havia iniciado a graduação em Administração, mas não se identificou com a área, então decidiu tentar o caminho do turismo, uma vez que já trabalhava na área de serviços. Nesse sentido, Yasmin afirma que ter feito parte do Capacitar Hotelaria “foi um divisor de águas”, já que foi ali que ela se descobriu profissionalmente: “estava com receio de entrar novamente em uma graduação e não gostar, mas o Capacitar foi meu teste para ver se eu iria gostar mesmo da área de Turismo”. E deu certo.

Enquanto aluna do curso, “eu me encontrei!”, afirma. Dos aprendizados adquiridos ao longo do semestre, Yasmin conta que a Governança foi a área com a qual sentiu mais afinidade – e a que, até hoje, mais gosta; ao mesmo tempo, “a camareira é indispensável para se ter um ambiente organizado e limpo. Isso faz toda a diferença no ramo de hospedagem”, explica. “O curso foi tranquilo, os professores sempre foram bem gentis e competentes. Também foi bem legal ter a oportunidade de conhecer o Hotel-escola Bela Vista por dentro, nunca tinha imaginado que era tão grande”, ela comenta.

Pouco após se formar no Capacitar, Yasmin deu início ao curso Gestão de Turismo, no CEDERJ – UFRRJ. Tempos mais tarde, ganhou uma bolsa de estudos para um curso técnico de Hotelaria na capital paulista e, para dar sequência aos estudos, se mudou para São Paulo. Dois anos depois, já como técnica, ela se deparou com a vaga para trabalhar no Angatu Hostel: ali, a ex-aluna do Capacitar começou como camareira; em seguida, se tornou recepcionista e, mais recentemente, passou a atuar como assistente administrativo. Da época em que cursou o Capacitar, “o que mais uso aqui é a hospitalidade, recepcionar bem todas as pessoas”.

Agora, Yasmin é responsável por cuidar da parte financeira do Hostel, do setor de compras, e está terminando a pós-graduação em Processos Gerenciais. “Hoje em dia, eu moro em São Paulo, ganho um salário com o qual me mantenho, cuido de mim. Vou me casar em breve e quero comprar minha casa no ano que vem! Essa é uma realidade que a Yasmin de 2014 jamais imaginaria!”, revela.

A história de Yasmin voltou a cruzar com a da Fundação CSN no começo de 2024, quando os bolsistas da 2ª edição do programa Bolsa de Teatro ficaram hospedados no Angatu Hostel. Assim como Yasmin, os três estudantes se mudaram para São Paulo para o início do programa, com aulas na Escola Superior de Artes Célia Helena, em São Paulo (SP) e com o estágio na Prada Embalagens – CSN. “Foi surpreendente poder ver, mais uma vez de tão perto, o tamanho da Fundação. O trabalho que a Fundação realiza é imenso e é sempre bacana encontrar gente de Volta Redonda”.

O Capacitar Hotelaria e Serviços é um projeto social que visa proporcionar oportunidades de qualificação para jovens de 16 a 29 anos que estão em busca do primeiro emprego ou desejam ingressar no setor de hotelaria e serviços, oferecendo práticas de aprendizado e uma oportunidade de inclusão social. Desde 2006, mais de 1.700 jovens foram capacitados pelo programa e hoje atuam no setor de serviços do Sul Fluminense e de outros lugares – como é o caso de Yasmin.

Já o Bolsa de Teatro é um programa de incentivo à cultura e educação de qualidade para jovens que vieram do Garoto Cidadão e demonstraram talento para artes cênicas durante os anos no projeto e que desejam cursar a graduação nas linguagens artísticas e culturais.