21out
Fundação é premiada com o selo Sesi ODS 2023

A instituição é reconhecida por pela contribuição com o desenvolvimento sustentável

No mês de outubro, a Fundação CSN foi premiada com o Selo Sesi ODS 2023. A iniciativa tem como objetivo reconhecer e divulgar as práticas inovadoras, para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, realizadas por indústrias e empresas com filiais no Paraná, e Organizações da Sociedade Civil com atuação em um ou mais estados brasileiros. O prêmio foi recebido a partir do Garoto Cidadão, projeto sociocultural da Fundação CSN que se destaca pelo caráter inovador ao promover o desenvolvimento social, educacional e emocional de crianças e adolescentes de 9 a 18 anos em situação de vulnerabilidade social.

Ao longo dos mais de 20 anos de história, o projeto trabalha alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma vez que atua diretamente com a erradicação da pobreza (ODS 1); com a educação de qualidade (ODS 4); e redução das desigualdades (ODS 10). Mais de 10 mil educandos e educandas já participaram do projeto, desenvolvendo autonomia e se tornando protagonistas de suas vidas. Em 2022, foram atendidas 2.533 crianças e adolescentes em nove unidades, distribuídas em cinco estados brasileiros.

Para nós da Fundação CSN, sermos premiados com o Selo Sesi ODS 2023 é um reconhecimento dos esforços do Grupo CSN com o desenvolvimento sustentável. Iniciados em 2020, com a assinatura do Grupo no Pacto Global, os empenhos direcionaram o posicionamento e a melhor forma de reportar as atividades da Fundação CSN, expondo os indicadores alinhados com as metas da agenda 2030, a premiação é fruto dos nossos trabalhos”, explica Fabiana Dapia, responsável pela Avaliação e Monitoramento da Fundação CSN.

Além de oferecer atividades socioculturais no contraturno escolar nas áreas de música, teatro, dança, artes visuais, canto coral e cultura, o Garoto Cidadão busca promover autonomia e inclusão social, para formar cidadãos criativos para que se tornem protagonistas da própria história. Durante as aulas oferecidas, educadores estimulam a participação social, a cidadania e a democracia. É por isso que o Garoto Cidadão se destaca pela originalidade na abordagem.

A metodologia, baseada na abordagem Freiriana, em que as crianças e adolescentes desenvolvem suas próprias interpretações e ações sobre o mundo, se tornando sujeitos de transformação, é outro fator que merece atenção: educadores e educandos trabalham juntos para desenvolver atividades culturais que integram a agenda cultural local.

Visando o progresso e crescimento dos jovens no mercado de trabalho, o Garoto Cidadão oferece, ainda, mentoria aos adolescentes, numa metodologia intitulada Mentoria Cidadã, que aproxima os jovens prestes a sair do projeto aos funcionários da indústria. Durante seis meses, esses jovens são acompanhados pelos profissionais já experientes, com a possibilidade de ingressar na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) no programa Jovem Aprendiz, que auxilia os adolescentes na busca por caminhos profissionais promissores, proporcionando oportunidades para um futuro próspero.

Assim, fica visível a forma como o Garoto Cidadão propõe soluções inovadoras que promovem a inclusão social da população atendida de maneira alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Seguimos transformando vidas e comunidades a partir da erradicação da pobreza, de uma educação de qualidade e da redução das desigualdades.

A Fundação CSN segue reforçando a metodologia de experiência sociocultural pautada no protagonismo e no desenvolvimento de competências de crianças e jovens, para que se tornem sujeitos da própria transformação. Ainda em 2023, o projeto expandiu sua atuação no estado de Minas Gerais e mais cidades do Brasil receberão o projeto Garoto Cidadão.