21out
Fundação CSN é reconhecida pelo desenvolvimento de programa Jovem Aprendiz

Prêmio Empresa Parceira da Aprendizagem foi entregue em cerimônia realizada na câmara municipal de Volta Redonda

Aconteceu, no dia 18 de outubro, a entrega do prêmio Empresa Parceira da Aprendizagem, na câmara municipal de Volta Redonda (RJ). A Fundação CSN recebeu o reconhecimento como instituição que apoia a aprendizagem e o Cadastro Jovem Aprendiz Volta Redonda. O evento premiou empresas parceiras da aprendizagem com o selo e instituições que apoiam a iniciativa foram reconhecidas. A Fundação CSN foi reconhecida pelo seu apoio ao cadastro Jovem Aprendiz, sendo uma instituição formadora em reconhecer o potencial transformador do programa Jovem Aprendiz na vida dos jovens.

Denise Martins, Gerente de Aprendizagem da Fundação CSN, explica que “a importância desse prêmio é que a Fundação se destacou dentre todas as instituições sem fins lucrativos de Volta Redonda por privilegiar, priorizar e contratar jovens em situação de alta vulnerabilidade social e que estão relacionados no cadastro da Secretaria de Assistência Social”. Num contexto em que jovens em situação de vulnerabilidade social não conseguem acessar oportunidades de emprego porque aqueles com melhor condição social têm um melhor desempenho durante o processo de aprendizagem, “nosso mérito é que conseguimos convencer as empresas de que o jovem que está em situação de vulnerabilidade é capaz”, ressalta.

Lucas Gama, Coordenador de Projetos da Fundação CSN esteve presente na ocasião representando a Fundação e aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância do Programa Jovem Aprendiz enquanto política pública, em especial quando realizado com a socio aprendizagem e de projetos como o Capacitar para Crescer. As demais empresas e instituições foram convidadas apenas para receber o prêmio.

O Jovem Aprendiz é uma política pública que trabalha a garantia de direitos do jovem – como o direito à educação e o direito ao trabalho seguro. O objetivo é inserir jovens em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho de forma qualificada e contribuindo para que os aprendizes sigam estudando, uma vez que exige que o jovem esteja matriculado até completar o Ensino Médio. “Dessa forma, é possível promover, de maneira segura, a renda desse jovem que precisa trabalhar, garantindo que ele siga estudando e trabalhe para conseguir avançar novos passos na carreira”, explica Lucas.

O município de Volta Redonda se destaca na forma como trabalha a aprendizagem, já que atua com o programa Cadastro Volta Redonda Jovem Aprendiz e recebe indicações de jovens que passam por algum tipo de vulnerabilidade. O coordenador de projetos da Fundação CSN ressalta que o prêmio Empresa Parceira da Aprendizagem “vem para reconhecer as empresas que entenderam a importância do programa Jovem Aprendiz para meninos e meninas e que utilizaram desse cadastro pra realizar suas contratações. Uma cerimônia que serve de estímulo para que mais empresas contratem jovens indicados pelo cadastro Jovem Aprendiz de Volta Redonda.

Também estavam presentes jovens de duas turmas do Capacitar para Crescer (CRAS Caieira e CRAS Três Poços). O destaque ficou para a presença de Guilherme Henrique que, aos 15 anos, é jovem aprendiz pela empesa Traxterra e realiza práticas na Prefeitura Municipal de Volta Redonda. Guilherme é membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e conta que “participar do Prêmio Empresa Parceira da Aprendizagem foi muito importante pois o Jovem Aprendiz mudou a minha vida, já que antes eu passava necessidade e, graças ao programa, hoje tenho uma renda e posso ajudar minha família. E espero que as empresas continuem dando oportunidades para outros jovens seguirem um caminho”.