30out
Congonhas ganha muro colorido por Programa de Educação Ambiental da Fundação CSN

Através do projeto “Se Essa Rua Fosse Minha”, do Programa de Educação Ambiental (PEA), prefeitura da cidade mineira dá início ao projeto “Colorindo Congonhas” por meio do grafitti

Na última segunda-feira (30/10), o Bairro Matriz, na cidade de Congonhas (MG), ganhou novas cores. A pintura de um muro no bairro faz parte do projeto Colorindo Congonhas, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em conjunto com o projeto Se Essa Rua Fosse Minha, do Programa de Educação Ambiental (PEA), da CSN Mineração, executado pela Fundação CSN. A ação contou com apresentação musical do Garoto Cidadão de Congonhas.

O muro foi grafitado pelo artista plástico Bernardo Cosme do Amaral e está localizado no Cemitério Nossa Senhora da Conceição, que fica ao lado da Igreja Matriz, na rua Barão de Congonhas. Para a elaboração da arte, foi realizada uma releitura do Gibitur, do Garoto Cidadão, projeto da Fundação CSN, executado pelos educandos do projeto e orientados pelo arte-educador Hernando Rocha Vítor.

Na cerimônia de entrega do muro estiveram presentes o prefeito, Cláudio Antônio de Souza; o vice-prefeito, Paulo Roberto Policarpo; Otto Levy, Diretor de Investimento da CSN Mineração; Sueila Cruz, coordenadora de meio ambiente da CSN; Magda Puygcerver, coordenadora do Garoto Cidadão em Minas Gerais e Hortência Ribeiro,  coordenadora do projeto em Congonhas; Ívanor de Queiroz Pinheiro, coordenador de Educação Ambiental da Fundação CSN; a secretária de meio ambiente, Ana Gabriela Dutra; e Maria Aparecida Resende, ex-secretária da cultura e representante do bairro.

No muro, onde foi feita a releitura do Gibitur, ação desenvolvida pelo Garoto Cidadão com os educandos e educadores, foram pintadas a Igreja do Rosário e a Igreja da Matriz (Nossa Senhora da Conceição), obras de artes da cidade que rememoram o artista mineiro Aleijadinho. Otto Levy ressaltou sobre essa realização em conjunto, entre Fundação CSN e CSN Mineração, que são fundamentais para contribuir para o desenvolvimento social das localidades onde atuamos, bem como para seguirmos trabalhando com a comunidade local.

A data de entrega do muro foi estipulada para ser alguns dias antes do feriado de finados (2/11) para que a população pudesse admirar a arte do grafite ao passarem pela região durante a data religiosa. Agora, os visitantes e moradores do bairro que forem prestigiar seus entes queridos no cemitério, poderão ver o colorido do muro e, ao olharem para o horizonte, terão a vista da Igreja do Senhor Bom Jesus. Como enfatizou o prefeito, “a sensação de poder estar aqui, sentado na rua, com crianças e arte ao redor, com as cores vivas nesse muro é de felicidade. Esse, agora, é um novo caminho para quem passar por aqui”.

“É muito gratificante coordenar um programa de educação ambiental dessa magnitude. Fazer parte de um projeto como o Se Essa Rua Fosse Minha que visa transformar e cuidar do espaço em que vivemos, de modo que as pessoas que estão a nossa volta possam usufruir dessa transformação. Agradecer a secretaria municipal de meio ambiente por ter nos procurado, conversado e apresentado o projeto colorindo Congonhas e que juntos foi possível proporcionar um pouco desse colorido, fazendo a releitura do Gibitur, um projeto realizado pelo Garoto Cidadão da Fundação CSN”, relata Ívanor de Queiroz Pinheiro, coordenador do PEA.