07nov
Graduação em Barnard College por Jéssica Oliveira – Chegando na universidade

Oi pessoal, tudo bem?

Há cinco anos atrás, em um dia como esse, estaria nesse horário (17h) voltando para casa após mais um dia longo e cansativo de aula. Eu estava no nono ano e naquela época estudava de manhã numa escola pública no meu bairro e a tarde em um colégio de rede privada fazendo um curso preparatório para o ensino médio. Com muitos sonhos grandes, que aos olhos de muitos pareciam impossíveis de se realizar, continuei firme batalhando, pois sabia que através da educação e boas oportunidades poderia realizá-los. Hoje, escrevo este post dentro de uma sala em Barnard College em Nova York para contar a vocês que um dos meus maiores sonhos se realizou: estudar em uma universidade americana de prestígio com bolsa integral.

Tudo tem sido muito intenso desde que cheguei. Estou aqui a pouco mais de um mês, e neste período muitas coisas mudaram em minha vida! Não somente pelo fato de que estou morando em um país diferente, mas também pelas inúmeras oportunidades que descubro todos os dias nessa faculdade incrível e nessa cidade singular! Na minha primeira semana por aqui, participei da NSOP – Semana de Orientação para Novos Alunos. Foi uma semana cheia, com muitos eventos e palestras que buscavam refletir quais são os valores e precederes de Barnard. Pude entender melhor como cada órgão dentro da faculdade funciona, conhecer novas pessoas, e é claro, me divertir! Durante essa semana de orientação, ganhamos ingressos para assistirmos um jogo de Baseball do Yankees. Foi um momento muito bacana para conhecer mais sobre a cultura americana.

Depois dessa fase, as aulas realmente começaram! Estava muito ansiosa e com grandes expectativas de como seriam minhas aulas, turmas e professores. Hoje posso dizer que tem sido tudo muito incrível! Apesar da grande quantidade de atividades para se fazer e dedicação necessária para as aulas, fico impressionada com a quantidade de recursos, apoio e oportunidades que temos aqui dentro.

Mas uma das coisas que mais refleti durante este primeiro mês é o fato de como podemos realizar nossos sonhos. Obviamente muita das vezes as coisas não acontecem da maneira que planejamos e desafios e dificuldades sempre encontraremos. Porém, a perseverança e dedicação podem nos levar a conquistas maiores que imaginamos. Escrevendo este post, consigo lembrar das mesmas sensações e incertezas que tinha há 5 anos atrás. Porém, mesmo com diversos fatores contrários continuei a sonhar e me dedicar à realização destes. Após toda essa jornada, posso concluir que sim, nós podemos sonhar. Sim, nós podemos realizar e sim, nós podemos ganhar o mundo!

Meu desejo para vocês é que continuem firmes e perseverantes. Continuem lutando pelos sonhos de vocês, porque sim, nós podemos!

Um forte abraço,

Jéssica Oliveira – Bolsista do Ganhar o Mundo.