Idealizado por adolescentes do Fórum da Juventude Sul Fluminense em Ação, o jogo de tabuleiro traz conhecimento a respeito do ECA
Aconteceu, no mês de novembro, em Volta Redonda (RJ), o lançamento do JoguECA – como foi batizado pelos idealizadores. Elaborado por quatro adolescentes do Fórum da Juventude Sul Fluminense em Ação (FJSFA), o jogo aborda temas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) com o intuito de trazer os direitos dos jovens por meio da dinâmica de jogo de tabuleiro.
A ação de estreia do jogo aconteceu com o apoio da Prefeitura de Volta Redonda e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) da cidade, através do Plano Municipal para Infância e Adolescência do Município de Volta Redonda, com a Lei Municipal 5.710, estabelecida em 14 de julho de 2020.
Local no qual os próprios integrantes desenvolveram o JoguECA, o Fórum da Juventude Sul Fluminense em Ação é um espaço de discussão, articulação e mobilização sobre direitos de crianças e adolescentes e jovens. “Aqui eles fizeram toda a estrutura do jogo, as cartas para avançar, as cartas para recuar e fizeram questão de que a dinâmica efetivamente trouxesse conhecimento a respeito do ECA para o próprio adolescente”, explica Paloma de Lavor Lopes, presidente do CMDCA de Volta Redonda.
A presidente do CMDCA afirma que o Fórum “já sonhava com a possibilidade de o jogo ser impresso para ser utilizado em escolas do município ou em outros espaços da cidade fluminense. Como consta no plano municipal na infância e adolescência de Volta Redonda a criação de jogos lúdicos no sistema de garantia de direitos, levamos o jogo para o grupo de trabalho do ECA, que foi nomeado em portaria pela prefeitura”. Ela relata o sucesso da dinâmica ao trazer “um diálogo pouco pautado para crianças e adolescentes em todos os espaços. O CMDCA foi uma ponte fundamental para a realização dessa dinâmica”.
No tabuleiro, as próprias pessoas que participam do jogo atuam como pinos. “as cartas do JoguECA trazem questões sobre a vez, a voz, saúde e mais outros direitos de crianças e adolescentes”, explica Gustavo Gomes, participante do Fórum da Juventude e bolsista do grupo musical Tambores de Aço Fundação CSN. Já para Guilherme Henrique que, aos 15 anos, atua como Jovem Aprendiz na Prefeitura Municipal de Volta Redonda, “o jogo está tendo bastante engajamento, muitos jovens estão interessados em descobrir como funciona o JoguECA porque, ao jogar, a pessoa é estimulada a entender sobre o ECA e sobre os direitos e deveres enquanto cidadão”.
Guilherme afirma, ainda, que o programa Jovem Aprendiz “transformou minha vida, porque agora já tenho uma renda e posso ajudar minha família”. Por meio do Jovem Aprendiz, a Fundação CSN visa transformar a vida de jovens oferecendo formação de qualidade e oportunidades de trabalho. Assim como transformamos a vida de Guilherme Henrique, esperamos continuar impactando positivamente as pessoas que se juntam à nossa história.