08dez
Desafio Inova Hotelaria é apresentado em Volta Redonda

Durante evento, alunos do Capacitar Hotelaria e Serviços apresentaram propostas de serviços para os hotéis da Fundação CSN, abordando os aprendizados do curso

Na última semana, a 5ª edição do Desafio Inova Hotelaria, realizada com a 32ª turma do Capacitar Hotelaria e Serviços, foi concluída em Volta Redonda (RJ). Lançado em outubro, o Desafio compõe a agenda de atividades dos alunos do programa da Fundação CSN e teve como temática “Criar propostas rentáveis de serviços para os hotéis da Fundação CSN”, oferendo a possibilidade de os jovens colocarem em prática o que aprendem durante o curso.

“A ideia é que os alunos desenvolvam um pensamento empreendedor que é válido para todos os espaços dentro do espectro da Hotelaria e Serviços. E nessa edição do Inova, esses jovens conseguiram pensar um novo produto, um novo modelo de negócios, um novo serviço para ser oferecido pelos hotéis da Fundação CSN. Nós conseguimos, por cada edição trazer uma temática, abrir uma série de discussões e aprendizado com os alunos”, explica Lucas Gama, coordenador de projetos da Fundação CSN.

Em novembro, os alunos apresentaram o Pitch Day, com atividades que incluíram uma conversa inspiradora com a Patrícia Leal, da GG turismo; um bate-papo com Débora Cândido, diretora de turismo de Volta Redonda; aula sobre a História do Hotel-escola Bela Vista, com Maria Carolina Wiziack, Gerente de Hotelaria da Fundação CSN, com a Viviane Saar, pedagoga de projetos educacionais da Fundação CSN; oficina de modelagem de negócios oferecida pelo SEBRAE; e a oficina de Pitch, também do SEBRAE.

Nessa edição, os alunos trabalharam, também, a história da cidade de Volta Redonda para entender a relação entre o município e a industrialização do Brasil, em qual momento e contexto histórico o país estava quando a cidade foi construída – algo que está relacionado diretamente com a história da CSN e a história do Hotel-escola Bela Vista. Lucas conta que “trabalhamos esse assunto através da conversa inspiradora com a Débora, com elementos que remetem aos monumentos históricos que nós temos na cidade e outros pontos turísticos que não estão no centro da cidade e que não conhecíamos, numa forma de compreender todo o contexto do Hotel e do turismo que o engloba”.

“Com a conversa feita com a Patrícia Leal conseguimos mostrar aos jovens a amplitude do mercado de turismo e o quanto esse mercado está relacionado com diversas outras áreas, sendo capaz de movimentar a economia local, independe de qual tipo de turismo se fale”, pontua Lucas. Ele acrescenta que as oficinas oferecidas pelo SEBRAE contribuíram para que os alunos pensassem e entendessem as metodologias e modelos de negócios. Enquanto a oficina de Pitch foi a oportunidade de os jovens treinarem a argumentação para defenderem os respectivos projetos e ideias num curto período de tempo com convencimento e bons argumentos.

Para Lucas, “a importância do Desafio Inova está no fato de formarmos nossos alunos que compartilham conhecimentos sobre o que aprendem nas aulas do curso – conhecimentos que são multiplicadores, que nascem no Capacitar Hotelaria e se espalha pelos lugares através dos nossos alunos”.

Ao final do Desafio, os projetos dos alunos foram escolhidos com o seguinte ranking: em primeiro lugar ficou o Time Azul com a ideia intitulada Lugar de Memória de Getúlio Vargas, que consiste num espaço de exposição de objetos e fotos contando história de Getúlio Vargas com o hotel, a CSN e a cidade.

O Time Laranja ficou em segundo lugar, com a proposta de Memória Vivas – O Patrimônio em foco, uma visita guiada pelo hotel por atores em personagens da época da inauguração e dos primeiros anos do hotel.  Em terceiro lugar está o time rosa, com o projeto Bela Vista Club – “Cartão Fidelidade/Programa de pontos”, no qual os hóspedes do Hotel-escola Bela Vista poderiam trocar seus pontos em atividades de entretenimento e lazer na cidade, conhecendo a cidade para além do trabalho – motivo de viagem da maioria dos hóspedes do hotel.

Em quarto lugar está o Time Amarelo e a ideia do Bela Pet Aventura – “Colônia de Férias/Creche”, pensada para cachorros, que torne a viagem atraente para o tutor e para o pet. O espaço também atenderia clientes da cidade. Já o Time Verde ficou em quinto lugar, com o VR Tour – Passeios turísticos pelos monumentos da cidade, que retratam a história de Volta Redonda e a realização de evento para promover o passeio e o turismo pela cidade, uma vez ao ano. O Time Vermelho vem em seguida, com o projeto Volta Guia – Passeios turísticos com as temáticas de “Natureza e Diversão”; “A história da Cidade do Aço”; e ” Arte e Entretenimento”.

Transformar a vida de jovens oportunizando formação de qualidade: esse é o lema que move o Capacitar Hotelaria e Serviços, projeto social que proporciona oportunidades de qualificação para jovens de 16 a 29 anos que estão em busca do primeiro emprego ou desejam ingressar no setor de hotelaria e serviços, oferecendo práticas de aprendizado e uma oportunidade de inclusão social. Desde 2006, mais de 1.600 jovens foram capacitados pelo programa e hoje atuam no setor de serviços do Sul Fluminense.

Durante um semestre, os alunos e alunas participam de aulas teóricas e práticas em diversos setores da hotelaria e serviços, como recepção, eventos, cozinha, garçom, manutenção e atendimento ao cliente, totalizando 228 horas de curso gratuito, além de certificação. O Capacitar é realizado no Hotel-Escola Bela Vista e no Vila Business Hotel. A cada edição do Capacitar Hotelaria e Serviços, cerca de 100 jovens são capacitados.

O Capacitar mantém parceria com as prefeituras de Volta Redonda, Barra Mansa, Barra do Piraí, Piraí, Pinheiral, Quatis, Resende, Porto Real, Vassouras e Itatiaia. Os jovens são encaminhados pelos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) dessas cidades. Também são reservadas vagas para jovens encaminhados pelo Departamento Geral de Ações Socioeducativas (DEGASE), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), o Centro de Cidadania LGBTQIA+ Médio Paraíba, o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) e o Programa de Erradicação do trabalho Infantil (PETI).

Para participar do Capacitar Hotelaria e Serviços, os jovens precisam ter entre 16 e 29 anos, ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando em escola pública e ter cadastro em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) das prefeituras parceiras. A seleção é feita pelo próprio CRAS e inclui uma análise do perfil socioeconômico. Para mais informações, basta entrar em contato com o CRAS que possui cadastro.