18 mar 2024

Em 2024, o Bolsa de Teatro deu início à 2ª edição do programa. Sendo uma iniciativa de incentivo à cultura, educação de qualidade e fomento a empregabilidade de jovens que vieram do Garoto Cidadão e demonstraram talento para artes cênicas enquanto educandos, o Bolsa de Teatro oportuniza aos jovens bolsas de estudos para a graduação em linguagens artísticas e culturais no Célia Helena Centro de Artes e Educação. Agora, mais 3 jovens foram selecionados: Nathan Dominguez, de Congonhas (MG); Isadora Vidal, de Arcos (MG); e Mariane Nascimento, de Volta Redonda (RJ).

A Fundação CSN oferece suporte para que os estudantes se estabeleçam na capital paulista, onde as aulas são ministradas. Durante o período do programa, os jovens também recebem apoio acadêmico, acesso a material didático necessário, passagens e moradia para a cidade de São Paulo. Os bolsistas também são contratados como estagiários na Prada Embalagens – CSN.

Com 2ª edição já em andamento, os três novos bolsistas se somam a Ana Semião, Dudda Oliver e Júnior Padovani nos estudos das artes cênicas. Para a diretora do Célia Helena, Lígia Cortez, essa oportunidade “vai fazer uma grande diferença na vida desses jovens, porque é uma licenciatura aprovada pelo Ministério da Educação com nota máxima e o Célia Helena tem uma trajetória de 45 anos muito bem reconhecida na área artística. Tenho certeza de que eles levarão para a vida essa bagagem de conhecimento que teve início na Fundação CSN e se completa no Célia Helena”.

Lígia Cortez afirma que, com o início da 2ª edição do programa, as expectativas com os novos bolsistas – Nathan, a Mariane e a Isadora – “são de que eles se desenvolvam cada um com a sua história, com a sua potencialidade, com seus desejos, suas necessidades e que a gente consiga escutar o que eles têm para produzir e desenvolver. Queremos abrir campos e oportunidades para que eles se desenvolvam no futuro”.

Nathan, hoje com 18 anos, se formou no Ensino Médio em dezembro de 2023. Entrou para o Garoto Cidadão aos 6 anos e logo já se envolveu com a dançar com o teatro. Ele diz que “a minha vida toda tem sido com a Fundação” e recebeu a confirmação de que tinha sido aceito no programa numa terça-feira: “eu estava no Garoto Cidadão e me falaram que eu tinha passado. Aí foi todo mundo gritando, muito feliz. Teria que me mudar para São Paulo já no sábado, então foi tudo muito rápido”.

Tendo como inspiração os próprios educadores do Garoto Cidadão, Nathan se diz apaixonado pela produção de figurino, montagem de roupa e combinações para o palco. Natural de Congonhas (MG), ele conta que já se apresentou com a Ana Paula Semião e Júnior Padovani – bolsistas da primeira edição do programa –, em uma das primeiras apresentações de que participou enquanto educando, durante o GibiTour pela cidade mineira. Agora, como bolsista da 2ª edição do Bolsa de Teatro e já durante as primeiras aulas no Célia Helena, ele diz que os professores mencionam os demais bolsistas com carinho e como referência.

Também de Minas Gerais, Isadora, aos 21 anos, é natural da cidade de Arcos. Ela conta que, assim como Nathan, recebeu a notícia de que tinha passado no processo seletivo por telefone: “comecei a gritar pela casa, fiquei entusiasmada, feliz, num misto de sentimentos. Vem tudo na hora, medo, felicidade, expectativa”, conta. Após ter se mudado para São Paulo, ela define a sensação de chegar em uma cidade grande como “um susto, porque o único e maior prédio da minha cidade [Arcos] tem dez andares”.

O primeiro contato de Isadora com o teatro também foi no Garoto Cidadão, onde ficou dos 8 aos 18 anos: “todo o contato com arte eu tive no projeto da Fundação CSN. Quando você entra num lugar assim, você descobre que ali dentro o que você faz tem valor. Se você desenha, se você canta, se você escreve poesia como o Natan. Tudo tem valor. A gente se sente muito acolhido lá dentro”.

Quem também ficou ansiosa pelo resultado do processo seletivo foi Mariane. Depois de passar pelo Garoto Cidadão de Volta Redonda (RJ), Mariane trabalhou como recepcionista no Centro Cultural Fundação CSN: “foi meu primeiro emprego, meu primeiro contato com o mercado de trabalho e foi um processo muito lindo”. Ela estava lá quando recebeu a notícia de que seria a nova bolsista: “eu saí gritando pelo Centro Cultural, fiquei muito feliz”.

A ficha de que tinha sido aceita no Bolsa de Teatro caiu pouco tempo depois: “a gente teria que se mudar de cidade, ter uma outra vida, longe dos meus pais”. E de fato, logo após receber o resultado, Mariane se mudou para São Paulo e conheceu Nathan e Isadora. “Agora a gente vai correr atrás do que a gente realmente quer. É uma expectativa muito grande, muito surreal. Estamos felizes para caramba!”

Conheça mais sobre o programa em Bolsa de Teatro – Fundação CSN (fundacaocsn.org.br).