06set
Sede do Garoto Cidadão é inaugurada no Mato Grosso do Sul

Aconteceu, no último 24 de agosto, a inauguração da nova sede do Garoto Cidadão na Fazenda Santa Otília, no Mato Grosso do Sul. O evento contou com a presença de representantes da Fundação CSN. Há dois anos atuando no estado do Mato Grosso do Sul – nas cidades de Bonito, Porto Murtinho e Coxim -, o projeto está, atualmente, presente em mais em 8 cidades de 4 estados brasileiros, atendendo milhares de crianças e adolescentes para exercerem o protagonismo jovem em um espaço que, além de oportunizar o contato com a cultura em suas mais diferentes formas, promove debates sobre garantia de direitos.  

Desde 2021 o Garoto Cidadão atende jovens moradores da Fazenda Santa Otília em parceria com a escola da prefeitura de Porto Murtinho e o Grupo Santa Otília. A inauguração da nova sede do Garoto Cidadão marca um novo ciclo – a reforma abre um novo espaço que possibilita o desenvolvimento sociocultural ainda maior de educandos e educandas, facilitando o acesso ao teatro, à música, dança, artes visuais e cênicas. 

Morando na zona rural no interior do Mato Grosso do Sul, meninos e meninas costumam ir para a cidade de Bonito uma vez por mês. “Agora, três vezes por semana, eles terão acesso à sede que oferece um espaço voltado à educação sociocultural pautada no próprio protagonismo e no desenvolvimento de suas competências, para que se tornem sujeitos da própria transformação”, explica André Leonardi, Gerente Geral da Fundação CSN. “É gratificante poder ver que a Fundação CSN está oportunizando o acesso à arte e à cultura para brasileiros que moram nos mais variados lugares do país”, complementa. 

Houve também, durante a inauguração, uma apresentação cultural com os meninos e meninas do projeto. Para a Coordenadora Geral do Garoto Cidadão, Lena Inocêncio, “a transformação se dá através da troca de saberes. Assistir os educandos e educandas se apresentando para um grande público pela primeira vez e recebendo em sua unidade a apresentação do Tambores de Aço dialoga diretamente com nosso eixo norteador de gerar oportunidades, porque, além de ampliar o repertório cultural, as famílias puderam presenciar a evolução dos jovens durante esse período de projeto”.

Já no sábado (26/08), os educandos e educandas do Garoto Cidadão se juntaram à agenda de atrações musicais do Festival de Inverno de Bonito (FIB). Em cima do nosso caminhão-palco, apresentaram a intervenção cultural de música intitulada “Cantos e Encantos”, os meninos e meninas elencaram em seu repertório músicas populares brasileiras, canções para refletir sobre o caminhar e a simplicidade do viver. Os jovens também promoveram a intervenção cultural de dança e percussão denominada “Som, Corpo e Movimento”, onde exploraram movimentos a partir dos sons e do corpo. Foram oferecidas, ainda, oficinas de dança e percussão, que se encontraram e reforçaram os laços da multi-arte. 

A Fundação CSN cada vez mais reforça sua metodologia de experiência sociocultural pautada no protagonismo e no desenvolvimento de competências de crianças e jovens, para que se tornem sujeitos da própria transformação. Ainda em 2023, mais cidades do Brasil receberão o projeto Garoto Cidadão, expandindo o nosso atendimento para mais de 3 mil crianças e adolescentes.