13nov
Tambores de Aço Fundação CSN marca presença na 35ª Bienal de Artes de São Paulo

Grupo musical passou pela capital paulista com a turnê de 2023, Nossas Raízes, composta por samba raiz e apresentações abertas ao público paulista 

Na última semana, o grupo musical Tambores de Aço esteve na capital paulista para apresentações. Com um repertório repleto de samba raiz e muita musicalidade, o grupo chega à capital paulista com a turnê Nossas Raízes. O show conta com o arranjo e produção musical de Gian Correa; direção de percussão por Jefferson Santiago; direção de cordas dedilhadas por Ricardo Rabelo; direção de percussão; direção artística e produção musical por Maurício Badé; figurino assinado por Maiwsi e cenografia por Gelson Salvador. 

Na quinta-feira, 9 de novembro, o grupo se apresentou no Circo Social Grajaú. Já no sábado (11/11), o público que estava no Parque Ibirapuera pôde curtir clássicos do samba entoado pelo grupo na Bienal de Artes de São Paulo.  

Laís Bernardo, aos 20 anos, é uma das integrantes do Tambores de Aço responsável por tocar tenor, conta que o show apresentado na Bienal de São Paulo contou com todo o repertório, escolhido com muito carinho. “A expectativa para tocar no Ibirapuera estava grande, treinamos muito para esse momento. Ficamos felizes de ver público animado e interagindo”. Durante o sábado de sol que fez na capital paulista, o público ficou encantado com o som dos tambores – todos entoando juntos clássicos como Trem das Onze e Deixa a Vida Me Levar. “Fiquei feliz demais de ter participado desse momento. Foi muito gratificante ver que o público curtiu nosso som. A galera da banda também curtiu demais. Essa troca de energia do público com a banda é incrível, uma sensação que não dá pra explicar. Sou grata demais por tudo isso”, finaliza Laís. 

Sobre o Tambores de Aço 

O grupo surgiu em 2020, em Volta Redonda (RJ), sendo constituído por jovens bolsistas que incorporam como meio de difusão cultural o caminhão-palco da Fundação CSN. 

O Tambores de Aço já se apresentou em espaços consagrados como o Festival de Inverno de Bonito e Fórum Latino-Americano de Educação Musical. Já tendo apresentado grandes sucessos dos Beatles, o grupo chega para a nova turnê, intitulada Nossas Raízes, com um repertório que traz o samba raiz em sua musicalidade. 

Letícia Costa, Coordenadora Tambores de Aço da Fundação CSN, conta que, nesta turnê em São Paulo, o Tambores de Aço da Fundação CSN proporcionou “uma troca de experiências no âmbito da arte e da cultura”, viabilizando ao público um show repleto de samba raiz com grandes sucessos como Pelo Telefone, Voz do Morro e Sonho Meu. Letícia ressalta que a apresentação foi inteiramente “pensada e desenhada por artistas e produtores com uma caminhada memorável na história do samba nacional. A cenografia, iluminação, figurino e sonoridade foram produzidos com muito afeto e cuidado para os olhos, para os ouvidos e para a alma! A energia e a felicidade são os nossos convidados de honra”.