13jul
Minhas aulas no Pre College Program Summer in the City – by Júlia Shimizu

Na hora de escolher meus cursos no Pre-College de Barnard fiquei indecisa diante de tantas opções. Com tamanha variedade, optei por aqueles que me interessavam e que tinham temas nos quais eu gostaria de me aprofundar.

Para minha aula da manhã escolhi “Composing Profiles of New Yorkers” (“Escrevendo perfis de novaiorquinos”), que mistura narração e jornalismo. Nessa aula estou explorando as subculturas, ou tribos urbanas, de Nova York. Para isso, precisarei explorar a cidade, visitando bairros e museus, e conversar com pessoas. Com alguém em mente, farei uma entrevista para montar o perfil.

Com essa aula espero explorar a minha criatividade e aprender as diferentes técnicas necessárias para a escrita criativa, como o uso de diálogos, anedotas e descrição. Espero que com esse um mês como jornalista, eu aprenda a contar a história de uma pessoa e que quando ao ler o texto o leitor seja transportado para o momento em que a entrevistei.

Para minha aula da tarde, escolhi “Donald Trump, Populism, and the Return of Right Wing Nationalism” (“Donald Trump, Populismo e a volta do nacionalismo de extrema direita”) na área de ciências políticas. Escolhi essa aula pois, além de ser um tema atual e que me interessa muito, já tive a oportunidade de estudá-lo um pouco na escola em algumas redações.

Espero aprender as causas que levaram Trump a ser eleito e, dentre elas, me aprofundar em um tema para o meu trabalho final. Nesse, devo discorrer sobre por que Trump foi eleito e como sua vitória pode estar relacionado com a volta da extrema direita, comparando esse caso com a história dos Estados Unidos e do mundo. Espero explorar tanto a pesquisa de campo do jornalista como o lado acadêmico de um cientista.

Por Julia Shimizu, bolsista do Ganhar o Mundo